Dor no meio das costas (dorsalgia) pode ter muitas causas e os sintomas variam de acordo com elas. Pode ser causada por más posturas, alterações emocionais, tensão muscular, traumatismos, envelhecimento, disfunções respiratórias, doenças osteoarticulares e até tumores, podendo ou não se agravar ao respirar ou realizar movimentos.
A dor pode estar mais localizada no lado esquerdo ou direito das costas e pode também estar relacionada com a coluna.
Veja aqui como aliviar uma dor nas costas rapidamente.
Causas de Dor no Meio das Costas
A causa mais comum de dor no meio das costas é a tensão muscular nessa região, provocada por algum esforço excessivo, má postura ou ainda desordens emocionais. A musculatura fica tensa e inflamada, causando então a dor. Outras possíveis causas:
- Alterações posturais;
- Más posturas;
- Traumatismos;
- Sedentarismo;
- Envelhecimento;
- Artrite;
- Artrose;
- Osteomielite;
- Espondilose;
- Espondilite;
- Tumor;
- Disfunções respiratórias;
- Obesidade;
- Stress ou ansiedade.
Melhor do que tratar, é evitar. Veja aqui como você pode evitar a dor de costas.
Dor no Meio das Costas ao Respirar
A dor no meio das costas pode estar associada à respiração, o que pode estar relacionado com uma tensão muscular acumulada, mas também pode ser indicador de alguma doença mais grave. O melhor é procurar um médico se a dor persistir.
Tratamento da Dor no Meio das Costas
Quando a dor no meio das costas é muscular, o tratamento inicial pode ser feito com medicamentos analgésico e anti-inflamatório. A fisioterapia nessa fase também irá focar no alívio da dor e na diminuição da inflamação.
Passada a fase aguda, a fisioterapia pode então tratar a causa das dores, através de alongamentos, fortalecimento muscular, massoterapia e correções posturais. Técnicas como o RPG (Reeducação Postural Global), Pilates e Osteopatia são de grande valor no tratamento das dores no meio das costas (dorsalgia).
Todavia, antes de iniciar qualquer tratamento, é preciso consultar um médico para que a causa possa ser devidamente diagnosticada e tratada.
Saiba mais em: Dor na coluna: conheça as causas, os sintomas e saiba o que fazer