Dor nos Rins

A dor nos rins, chamada cólica renal, caracteriza-se como uma dor aguda e intensa que vai e vem, sendo quase sempre causada por pedras nos rins (cálculos renais) ou no aparelho urinário.

Essas pedras bloqueiam a passagem da urina pelos rins fazendo-o dilatar, o que causa a dor. Outras causas possíveis para as cólicas renais, embora menos comuns:

  • Presença de coágulos;
  • Ligadura cirúrgica do uréter;
  • Compressões provocadas por tumores.

Sintomas de Dor nos Rins (Cólica Renal)

  • Dor muito intensa na região lombar das costas, que irradia para o abdômen e para baixo, na direção dos órgãos genitais;
  • Pode ocorrer micções frequentes e ardência ao urinar;
  • A dor não alivia nem se agrava se a pessoa mudar de posição;
  • A pessoa fica agitada e muitas vezes com náuseas e vômitos.

O que Fazer para Aliviar a Dor nos Rins

O tratamento da dor é feito com analgésicos, anti-espasmódicos e anti-inflamatórios, administrados por via oral, intramuscular ou aplicados diretamente na veia.

O tratamento pode ser feito em casa, sendo necessário o internamento nos casos mais graves quando a dor não desaparece.

Quando a dor está controlada, é feita então a retirada das pedras nos rins, se for o caso. É comum os cálculos serem eliminadas espontaneamente, trazendo um alívio imediato da dor.

Dor nos Rins e nas Costas

A dor nas costas provocada por pedras nos rins é muito diferente das dores lombares causadas por problemas osteoarticulares ou musculares. Estas últimas pioram ou aliviam à medida que a pessoa muda o tronco de posição e não são excruciantes como as dores lombares resultantes de cólica renal.

Outras doenças renais como a doença policística renal e a infecção urinária também podem provocar dor nas costas.

Dor nos Rins na Gravidez

A dor nos rins durante a gravidez pode ser sinal de uma infecção urinária, pedras nos rins ou algum outro problema renal. A infecção urinária atinge até 20% das grávidas durante o primeiro trimestre de gestação.

Entretanto, a dor que a grávida pensa ser nos rins pode ser uma dor lombar causada pelas alterações posturais que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação.

É recomendada uma visita ao médico para rastrear o problema e prevenir complicações para a mulher e para o bebê.