Drenagem Linfática

A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem muito específica e bastante utilizada na estética, cujo objetivo é drenar o líquido que está acumulado nos tecidos de volta para a corrente sanguínea.

A drenagem linfática pode ser aplicada em todo o corpo ou localizada na barriga, rosto, pernas ou braços, trazendo bons resultados no tratamento da celulite, no pós-operatório de cirurgia plástica, além de ser muito procurada durante a gravidez para diminuir a retenção de líquidos.

A drenagem atua sobre o sistema linfático, um sistema paralelo ao da circulação sanguínea, formado por gânglios e vasos linfáticos. Porém, o líquido que circula no sistema linfático é a linfa.

O que a drenagem linfática faz é mandar a linfa de volta para os vasos linfáticos, que depois irão transportar a linfa até à circulação sanguínea.

Benefícios da Drenagem Linfática

  • Ameniza o aspecto de casca de laranja e melhora a aparência da pele no tratamento da celulite;
  • Reduz medidas, pois combate a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço do corpo;
  • Reduz o inchaço em pós-operatórios;
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática;
  • Ajuda na prevenção e no tratamento das varizes;
  • Auxilia o corpo a eliminar toxinas.

Drenagem Linfática Emagrece?

A drenagem linfática não emagrece, mas pode reduzir medidas pois elimina o excesso de líquido acumulado no corpo. A drenagem linfática ajuda a desinchar, mas não quebra nem queima gordura localizada.

A drenagem linfática também não é capaz de acabar com a celulite, embora possa melhorar significativamente a sua aparência.

Drenagem Linfática na Gravidez

Durante a gravidez ocorre muita retenção de líquidos devido ao grande aumento do volume de sangue da mãe. Transportar todo esse sangue acaba sobrecarregando os vasos sanguíneos, sobretudo os capilares que acabam por transbordar, deixando escapar uma parte desse líquido para os tecidos causando inchaço.

Por isso a drenagem linfática é muito recomendada para mulheres grávidas. Nesses casos deve haver uma autorização do médico para iniciar o tratamento, que deve ser feito por um profissional qualificado para trabalhar com gestantes.

Drenagem Linfática no Pós Operatório

A realização da drenagem linfática no pós operatório é muito importante para:

  • Reduzir o inchaço;
  • Diminuir os hematomas;
  • Auxiliar a cicatrização;
  • Diminuir os riscos de infecções.

Em cirurgias plásticas como a lipoaspiração, por exemplo, a drenagem linfática é obrigatória no pós operatório.

Considerações Importantes sobre a Drenagem Linfática

As manobras da drenagem linfática são muito suaves e devem seguir uma sequência específica. Se a pressão do toque não estiver correta, os vasos linfáticos são obstruídos e a drenagem linfática não terá qualquer efeito.

Daí a importância do tratamento ser feito apenas por um profissional qualificado como um fisioterapeuta, esteticista ou massagista qualificado.