Estes 8 Alimentos Vão Melhorar a sua Memória

Os alimentos bons para a memória e concentração são aqueles ricos em antioxidantes, vitaminas do complexo B e outras substâncias que protegem e melhoram o funcionamento das células do cérebro como o ômega 3 e a fisetina. Confira esta lista com 8 alimentos que melhoram a memória.

Salmão

Fonte de ômega 3, uma gordura "boa" que o nosso organismo não produz e que melhora o funcionamento do cérebro, favorecendo a memória, além de melhorar o humor. Outros peixes como a sardinha e o atum também fornecem boas doses de ômega 3.

Ovo

A gema do ovo contém colina, uma substância que protege as células do cérebro (neurônios) à medida que envelhecemos, melhorando a memória e a saúde mental de um modo geral. A falta dessa substância pode estar associado ao surgimento da doença de Alzheimer.

Tomate

O tomate é rico em fisetina, uma substância que favorece o amadurecimento das células nervosas, estimula as atividades cerebrais e diminui o esquecimento. Além disso, possui licopeno, um antioxidante que combate combate os danos às células provocados pelos radicais livres.

Uvas escuras

Além de serem ricas em fisetina, possuem flavonóides, antioxidantes poderosos que protegem as células dos radicais livres e favorecem a regeneração celular.

Morango

As frutas vermelhas de um modo geral (morango, framboesa, uva, amora, mirtilo) são ricas em antioxidantes que protegem as células do cérebro e beneficiam a memória.

Chia

As sementes de chia são ricas em ômega 3 que facilita a comunicação entre os neurônios, melhorando a concentração e a memória.

Carnes e leguminosas

Carne vermelha, de porco ou de aves, feijão, lentilha, grão de bico são fontes de vitamina B12, um nutriente importante que atua no desenvolvimento do sistema nervoso, facilita a comunicação da células nervosas e melhora a memória, além de prevenir doenças do cérebro. A vitamina B12 também é encontrada no fígado, ovo, leite, nozes, castanhas e amêndoas.

Azeite de oliva

Melhora a memória pois é rico em gorduras "boas" que fazem parte da membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas, além de possuir polifenóis e vitamina E, antioxidantes que protegem o sistema nervoso.