Estimulantes Naturais

Alguns dos estimulantes naturais mais usados para malhar, estudar, ficar acordado e até aumentar a libido, são o pó de guaraná, o café, o ginseng, as bebidas energéticas e os chás. A maioria deles é estimulante natural do sistema nervoso central e atua através de uma descarga de glicose (açúcar) no cérebro.

No entanto, esses estimulantes podem sobrecarregar outros órgãos como o coração e o pâncreas, por isso o uso abusivo dos mesmos pode ser muito prejudicial para o organismo.

Também podem lhe interessar os artigos: Ginseng, Panax Ginseng, Remédios Caseiros para Melhorar a Memória.

Estimulantes Naturais para Malhar

O pó de guaraná é o estimulante natural mais utilizado por quem gosta de malhar, justamente por parecer a opção mais "saudável" no meio de tantos suplementos e bebidas energéticas.

Entretanto, apesar de ser "natural", o seu efeito no organismo é o mesmo provocado pelos energéticos pois ambos contêm o mesmo princípio ativo: cafeína (com uma concentração 4 vezes superior ao café).

Porém, a cafeína apenas estimula o organismo mas não é capaz de fornecer mais energia para melhorar a performance durante o exercício.

Riscos do Pó de Guaraná

Uma vez que o pó de guaraná alivia a dor e o cansaço sem dar mais energia para o exercício físico, a pessoa fica mais sujeita a lesões porque deixa de sentir os avisos que o corpo dá, além de correr o risco de ultrapassar os próprios limites do coração.

O pó de guaraná não deve ser utilizado por hipertensos, podendo agravar também problemas de estômago e insônia.

O Melhor Estimulante Natural para Malhar

Os especialistas em exercício garantem que a melhor forma de adquirir energia para a atividade física é através dos carboidratos (pão, cereais, torradas, massa, banana).

São os carboidratos que fornecem 70% da energia necessária para o exercício físico. Estimulantes naturais como o pó de guaraná devem ser utilizados excepcionalmente e não devem fazer parte da rotina de treinos.

Leia também: Alimentos que Oferecem mais Energia

Estimulantes Naturais para Estudar

O uso de estimulantes naturais para estudar, como as bebidas energéticas e o pó de guaraná, seja para manter a concentração ou ficar acordado, é prática comum entre os estudantes, porém, o uso excessivo desses produtos pode trazer graves consequências para o organismo.

Bebidas energéticas e pó de guaraná possuem 4 vezes mais cafeína que um café normal. Daí que o consumo em excesso desses estimulantes pode provocar taquicardia, intoxicação, delírios, medo e insegurança.

Com o tempo, a pessoa pode acabar por ter um rendimento abaixo do normal devido às poucas horas de sono.

Estimulantes Naturais Masculinos

Alguns alimentos como a ostra e a carne bovina podem funcionar como estimulantes naturais masculinos, pois o zinco presente nesses alimentos está associado a um aumento na produção de testosterona.

Estudos demonstraram que quanto menor a quantidade de zinco no organismo, menor a quantidade de testosterona e esperma.

Veja também: Como Tratar a Impotência Sexual em Casa.

Estimulantes Naturais Femininos

O chocolate pode ser considerado um estimulante natural feminino, liberando um hormônio chamado endorfina, que aumenta a disposição física e mental, algo essencial para aumentar a libido.

Outro estimulante natural para mulheres é a pimenta, que possui uma substância chamada capsaicina, que produz o mesmo efeito.

Estimulantes Naturais do Apetite

Estimulantes naturais do apetite podem ser acrescentados em receitas ou consumidos isoladamente, sendo utilizados para abrir o apetite em crianças, adultos e idosos.

Alguns deles:

  • Iogurte, sementes de aipo, ervas frescas;
  • Camomila, mostarda, cevada;
  • Ginseng, gengibre, tomilho;
  • Alecrim, feno grego.

Lembrando que nos idosos a perda de apetite é uma consequência do envelhecimento, sendo necessário o estímulo para prevenir fraqueza e outras doenças.