Exercícios para afinar a cintura em casa e na academia

Os melhores exercícios para afinar a cintura são os exercícios aeróbicos, pois queimam a gordura corporal de forma generalizada, inclusive aquela que está localizada na região abdominal e na cintura, reduzindo a barriga e definindo a silhueta.

Exercícios para afinar a cintura em casa e na academia

Os exercícios para cintura localizados servem para tonificar, fortalecer e combater a flacidez, mas não deixam a cintura mais fina. Afinar a cintura significa perder barriga e reduzir medidas, ou seja, é preciso emagrecer. Para isso, é necessário combinar atividade física com uma dieta equilibrada.

São considerados aeróbicos os exercícios que são executados de forma contínua, ritmada e prolongada (pelo menos 30 minutos) e recrutam grandes grupos musculares, elevando o gasto energético do corpo. Alguns exemplos: correr, caminhar, remar, pular corda, nadar, patinar, dançar, pedalar.

Exercícios para afinar a cintura em casa

Dançar

Dançar é uma forma agradável e divertida de emagrecer e reduzir a cintura. Porém, para que o exercício seja eficaz para queimar gordura, o ritmo da dança deve ser acelerado e intenso. Alguns ritmos indicados são axé, street dance, salsa, samba e frevo, que podem queimar entre 400 e 600 calorias por hora.

Correr

Exercícios para afinar a cintura em casa e na academia

Dependendo da intensidade, a corrida pode consumir até 1.200 calorias em uma hora, por isso é um dos melhores exercícios para afinar a cintura e perder barriga.

Pular corda

Pular corda pode queimar até 750 calorias por hora, além de melhorar a coordenação motora, fortalecer as pernas e aumentar a resistência cardiovascular.

Exercícios para afinar a cintura na academia

Exercícios para afinar a cintura em casa e na academia

Correr na esteira

Não é o mesmo que correr no chão, mas pode queimar até 700 calorias em uma hora. Para potencializar o gasto energético, recomenda-se alternar a velocidade durante a corrida com períodos bem rápidos e outros mais lentos ou inclinar a esteira.

Spinning

É possível perder até 800 calorias numa aula de spinnig, o que faz dele um dos melhores exercícios para afinar a cintura na academia. A grande diferença entre o spinnig e pedalar sozinha na bicicleta ergométrica é a variação de velocidade e intensidade que ocorre na aula com o professor, o que aumenta muito o gasto energético do corpo.

Zumba

Exercícios para afinar a cintura em casa e na academia

Fazer aulas de zumba também afina a cintura, já que o gasto calórico da dança é elevado. Em uma hora é possível queimar cerca de 450 calorias, podendo chegar às 600 calorias ou mais, dependendo da intensidade da aula.

Veja também: Zumba emagrece e ajuda a perder barriga em apenas 1 mês de aula

Body Pump

Essa ginástica feita com pesos pode queimar até 500 calorias por hora, sendo por isso uma boa opção de exercício para quem quer emagrecer, perder barriga e ficar com a cintura mais fina.

Step

Uma aula de step pode consumir até 500 calorias por hora. Além de afinar a cintura, é um bom exercício para os glúteos.

É importante lembrar que para conseguir perder gordura e deixar a cintura mais fina, é preciso praticar os exercícios regularmente, pelo menos 3 vezes por semana, durante 40 minutos no mínimo. A alimentação também é fundamental para atingir os objetivos de emagrecimento.

Saiba mais em:

Dieta para perder barriga em poucos dias: cardápio, dicas, alimentos

Como queimar calorias mais rápido com pouco tempo para o exercício