Fibra contra o Câncer

O consumo de fibras pode reduzir os riscos de diversos tipos de câncer, entre eles o câncer colorretal e o câncer de mama. As fibras favorecem o trânsito intestinal, diminuindo o tempo de contato do organismo com substâncias cancerígenas, além de evitar picos hormonais relacionados com alguns tipos de câncer. Recomenda-se o consumo diário de 25 g de fibras para ajudar a prevenir tumores.

Benefícios das Fibras contra o Câncer

  • Aumentam o volume das fezes e aceleram o trânsito intestinal, reduzindo assim o tempo de contato das substâncias cancerígenas com a parede do intestino, não dando tempo para o organismo absorvê-las;
  • Absorvem toxinas que podem favorecer o surgimento de tumores;
  • Atuam como uma "escova", limpando o intestino e mantendo o tubo digestivo saudável;
  • Evitam picos de insulina que podem estar relacionados com o surgimento do câncer de pâncreas;
  • Dificulta a absorção de estrogênio pelo organismo, favorecendo a sua eliminação através das fezes. O estrogênio é um hormônio que estimula a proliferação de células mamárias saudáveis e cancerosas.

Alimentos Ricos em Fibras

  • Soja, grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha;
  • Cereal integral, pão de sementes, aveia, granola, gérmen de trigo;
  • Mamão, pera, ameixa, laranja, abacaxi;
  • Pêssego, uva-passa, figo;
  • Alface, couve, rúcula, agrião, espinafre;
  • Abóbora, cenoura, beterraba.

Uma dica para ingerir os 25 g de fibras recomendados por dia é comer meio prato de salada antes das refeições e uma média de 3 a 5 frutas diariamente.