Fortaleça seu coração com 7 Pequenas Mudanças na Sua Vida

A melhor forma de fortalecer o coração e prevenir doenças cardiovasculares é adotando um estilo de vida saudável, sem cigarro e excesso de peso, com exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada.

Confira 7 pequenas mudanças na sua vida que podem fortalecer o seu coração e fazer grande diferença na sua saúde:

  1. Pratique atividade física: A prática regular de exercícios físicos fortalece o coração e os vasos sanguíneos, além de diminuir a pressão arterial, o açúcar sanguíneo e o risco de trombose e inflamação no sangue. Caminhar 30 a 40 minutos por dia, em ritmo moderado, já é suficiente para melhorar a saúde do coração;
  2. Passe mais tempo em pé: Ficar mais tempo em pé em vez de sentado pode melhorar os níveis de açúcar, triglicerídeos e colesterol no sangue. Bastam 2 horas por dia passadas em pé ao invés de sentado para já beneficiar o coração;
  3. Emagreça e controle o peso: O excesso de peso deixa o coração mais espesso, pois ele precisa de mais força para bombear o sangue. Além disso, a obesidade dificulta o controle da pressão arterial e do colesterol e favorece o acúmulo de gordura nas artérias, que dificulta o fluxo de sangue e aumenta o risco de infarto;
  4. Não fume: O cigarro aumenta os riscos de doenças no coração, além de problemas respiratórios e câncer. Parar de fumar já reduz de imediato pela metade o risco de morte por problemas cardíacos;
  5. Diminua o consumo de sal: O excesso de sal pode provocar um aumento da pressão arterial e causar hipertensão arterial. Uma dica é não utilizar o saleiro para adicionar mais sal à comida e evitar enchidos e alimentos processados;
  6. Controle o colesterol: O aumento dos níveis de colesterol leva à formação de placas de gordura nas artérias. Para manter o colesterol sob controle é importante incluir na dieta alimentos ricos em ômega 3, como castanhas, salmão e sardinha, praticar exercícios físicos e diminuir a ingestão de gordura de origem animal;
  7. Tenha uma alimentação saudável: Diminua o consumo de açúcar, doces e alimentos ricos em gordura e aposte em legumes (feijão, grão de bico, ervilhas, lentilhas), frutas, verduras, nozes e castanhas, azeite e peixes como salmão, atum e sardinha.