Frutas Saudáveis

Todas as frutas são alimentos saudáveis e de grande importância, uma vez que fornecem ao organismo nutrientes essenciais sem causar problemas à saúde.

Contudo, a quantidade e a variedade de vitaminas, sais minerais, fibras, gorduras, carboidratos e outras substâncias que ajudam inclusive a prevenir doenças, variam de fruta para fruta, podendo-se assim dizer que algumas frutas são "mais saudáveis" do que outras.

Abacate

Muito rico em vitamina E, também contém boas quantidades de vitamina A, C, B6 e sais minerais como potássio, ferro e magnésio. O abacate também possui glutationa, uma substância com ação antioxidante e desintoxicante.

A grande quantidade de gorduras saudáveis presente no abacate pode substituir outras fontes de gordura prejudiciais à saúde, ajudando a controlar os níveis de colesterol. Essas gorduras também contribuem para o desenvolvimento e crescimento das crianças. Está entre as frutas mais calóricas, com 80 kcal por cada colher de sopa de abacate amassado.

Maçã

Contém grande quantidade de vitamina C, E e do complexo B. Também possui flavonóides que atuam como antioxidantes.

Amora

É uma das frutas vermelhas, por isso é rica em antocianidinas, poderosos antioxidantes que protegem o organismo da ação nociva dos radicais livres capazes de provocar doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Também é boa para a circulação e tem ação anti-inflamatória. Boa fonte de vitamina C, ferro e cálcio.

Banana

Excelente fonte de potássio, pode ajudar no controle da hipertensão. Também contém boas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C.

Melão

É rico em betacaroteno, um potente antioxidante que é transformado em vitamina A depois da ingestão, vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro, potássio e cobre. Contém apenas 28 calorias (Kcal) por fatia.

Mirtilos (Blueberry)

Faz parte do grupo das frutas vermelhas, por isso é rica em antocianidinas, excelentes antioxidantes. É rica em vitamina C e ajuda a fortalecer os capilares. Também pode auxiliar no controle dos níveis de colesterol e tratamento de infecções urinárias, melhorando a resposta imunológica de modo geral.

Goji Berry

Excelente fonte de vitamina C, de todas as frutas vermelhas esta é a que tem maior capacidade antioxidante, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares, inflamações e determinados tipos de câncer.

Uva

As uvas são ricas em resveratrol, uma substância que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diminuindo a pressão arterial, melhorando a circulação e reduzindo os riscos de formação de coágulos sanguíneos. Fornece boas quantidades de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo, além de conter pequenas doses de vitamina C e complexo B.

Manga

Rica em vitamina A, C, B1, B2 e B5, é também uma excelente fonte de betacaroteno (vitamina A), além de fornecer fósforo, cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. As mangas contêm luteína e zeaxantina, antioxidantes que ajudam a proteger a visão e prevenir a cegueira relacionada com o envelhecimento.

Laranja

Excelente fonte de vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B, com destaque para o ácido fólico (vitamina B9) que ajuda a prevenir malformações do tubo neural em fetos. Possui também hesperidina, uma substância que pode auxiliar no controle do colesterol e triglicerídeos. A laranja também é rica em fósforo, cálcio e ferro.

Mamão

Contém boas quantidades de vitamina C, do complexo B e betacaroteno (vitamina A). Favorece o funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e é bom para a pele. No mamão também estão presentes sais minerais como potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio.

Melancia

Com cerca de 90% de água em sua composição, tem apenas 33 calorias (kcal) por fatia, além de fornecer boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitamina C, betacaroteno (vitamina A), cálcio, fósforo e ferro.

Framboesa

Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, melhora a circulação e tem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. Rica em vitamina C, também possui vitamina A, vitamina B7, ácido fólico, potássio e magnésio. Alguns estudos sugerem que a framboesa pode ajudar a combater o câncer de esôfago e cólon.

Morango

Rico em ácido elágico que é excelente para o colágeno e também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. O morango é rico em vitamina C, A, E, B5 e B6 e fornece também cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio. É rico em flavonóides, excelentes antioxidantes que combatem os efeitos nocivos dos radicais livres que vão desde o envelhecimento precoce à formação de tumores.

Tomate

Apesar de consumido em saladas, o tomate é uma fruta rica em licopeno, um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir diversos tipos de câncer como o de próstata, por exemplo. Também atua na prevenção de doenças cardiovasculares e redução dos níveis de colesterol. O tomate é rico em vitamina A e vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio e potássio.