Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas possuem propriedades que trazem vários benefícios à saúde. Ricas em vitaminas, sais minerais e, principalmente, antioxidantes, fazem parte do grupo das frutas vermelhas o morango, uva, amora, framboesa, mirtilo (blueberry), cranberry e goji berry.

Frutas x Benefícios

Uva

Contém grandes quantidades de resveratrol, uma substância que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e melhora a circulação sanguínea, ajudando na longevidade e controle dos níveis de colesterol. É rica em minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo, além de fornecer pequenas doses de vitamina C e complexo B. 1 cacho grande de uva rubi contém cerca de 171 calorias (Kcal).

Morango

Rico em ácido elágico, muito benéfico para o colágeno e também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. O morango é rico em vitamina C, A, E, B5 e B6 e fornece também cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio. É rico em flavonóides, excelentes antioxidantes. Possui em média 36 calorias (kcal) por casa 10 unidades. Recomenda-se o consumo orgânico desta fruta vermelha, devido à grande quantidade de fertilizantes utilizados na sua produção.

Framboesa

Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, melhora a circulação e tem ação anti-inflamatória e diurética. É rica em vitamina C, além de fornecer vitamina A (betacaroteno), vitamina B7, ácido fólico, potássio e magnésio. Uma colher de sopa de framboesa (15 g) contém 18 calorias (kcal).

Amora

Melhora a circulação, diminui o risco de doenças cardiovasculares e tem ação anti-inflamatória. Boa fonte de vitamina C, ferro e cálcio. O chá de folhas de amoreira é usado para tratar diarréias, inflamações e ajudar no controle do diabetes. 100 g de amoras vermelhas contém cerca de 62 calorias (kcal).

Mirtilo (blueberry)

Muito rica em vitamina C e antioxidantes, é excelente para fortalecer os capilares (vasos sanguíneos muito pequenos). Pode ajudar a baixar o colesterol e tratar infecções urinárias, sendo também bom para reforçar o sistema imunológico e melhorar a saúde de um modo geral. Cada 100 g desta fruta vermelha contém 60 calorias (kcal).

Saiba mais em: Blueberry: Descubra os fantásticos benefícios do mirtilo para a saúde

Cranberry

Ajuda a combater infecções urinárias, especialmente aquelas causadas pela Escherichia coli. É rica em vitaminas C, K e A, ácido fólico, manganês e potássio. 100 g de cranberry possui 46 calorias (kcal).

Goji Berry

É riquíssima em vitamina C e de todas as frutas vermelhas é a que tem maior ação antioxidante, prevenindo doenças cardiovasculares, inflamatórias e alguns tipos de câncer. Uma colher de sopa contém 50 calorias (kcal).

Por que as frutas vermelhas são antioxidantes naturais?

As antocianidinas estão presentes em grandes quantidades nas frutas vermelhas e são responsáveis pela coloração das mesmas. Seu principal benefício à saúde é a sua ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que causam envelhecimento precoce, danificam as células e podem provocar doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.