Gânglios Intumescidos

O que pode significar

Uma intumescência em qualquer parte do corpo é habitualmente sintoma de uma doença ou infecção, mas por vezes pode ser um efeito secundário de uma vacina ou ter sido causada pela mordida de um inseto ou por um corte. Na maioria dos casos, os gânglios enfartados não são doloroso, mas são geralmente acompanhados por uma sensação de mal-estar ou de fraqueza.

A intumescência desaparecerá logo que a causa comece a ceder, mas consulte um médico se os gânglios continuarem aumentados passados alguns dias ou endurecerem e forem acompanhados de febre.

Os gânglios do pescoço podem aumentar durante uma doença das vias respiratórias superiores, como resfriados e gripes, especialmente se a garganta ou as amígdalas estiverem inflamadas. Os gânglios intumescidos podem também ser sinal de caxumba ou rubéola.

Se se verificar um aumento de volume dos gânglios do pescoço, axilas e virilhas, isto pode ser um sintoma de mononcleose infecciosa. O médico provavelmente pedirá análises de sangue para confirmar o diagnóstico. Em casos graves, ele receitará um tratamento à base de corticosteróides. Aconselhará ainda o repouso no leito durante a fase aguda,bem como a ingestão de líquidos em quantidade e analgésicos.