Glúten faz mal?

Glúten faz mal à saúde por ser uma proteína de difícil digestão, que ao chegar ao intestino gruda nas paredes intestinais, causando, ao longo do tempo, saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura abdominal, dor articular, alergias cutâneas e até depressão.

Malefícios do Glúten para a Saúde

  • Ao agir como uma espécie de "cola" que adere à parede do intestino, o glúten vai bloqueando o funcionamento intestinal, podendo provocar intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases intestinais e retenção de líquido;
  • Glúten pode engordar, pois com o metabolismo mais lento, os alimentos não são devidamente processados, aumentando a gordura acumulada no abdômen;
  • Interfere no sistema imunológico, favorecendo o desenvolvimento de doenças autoimunes;
  • Com o metabolismo mais lento, torna-se mais difícil para o corpo a eliminação das toxinas, aumentando o risco de dores de cabeça e enxaquecas;
  • O glúten prejudica a absorção de cálcio, elevando os riscos de osteoporose.

Retirar o glúten da alimentação melhora o metabolismo intestinal, reduzindo a produção de substância inflamatórias. Isso ativa o metabolismo e reduz o inchaço, causado pela retenção de líquidos.

Glúten e Doença Celíaca

Quem precisa de fato tirar o glúten da alimentação são as pessoas que sofrem de doença celíaca, uma desordem autoimune e crônica, que afeta sobretudo o intestino delgado. Trata-se de uma intolerância permanente ao glúten.

Ao ingerir alimentos com essa substância, esses pacientes apresentam sintomas como:

  • Diarreia crônica;
  • Gases;
  • Distensão e cólicas abdominais;

Caso insista em consumir alimentos com glúten, pode haver atrofia da mucosa intestinal, fazendo com que o intestino perca a sua capacidade de absorção.

Assim, pode levar à desnutrição grave, osteoporose, problemas neurológicos, tudo devido à falta de minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

As causas da doença celíaca ainda não estão bem definidas, mas sabe-se que ela pode ter origem genética.