Hérnia de Disco e Bico de Papagaio - Como Tratá-los?

O tratamento da hérnia de disco e do bico de papagaio tem como objetivo o controle da dor e a melhoria da qualidade de vida do indivíduo, através de medicamentos, fisioterapia e exercícios. A cirurgia é indicada apenas nos casos mais graves.

Tratamento da Hérnia de Disco

Numa crise, o tratamento da hérnia de disco visa aliviar a dor através de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia (eletroterapia e termoterapia).

Passada a crise aguda, é necessário fazer um tratamento de manutenção com hidroterapia, osteopatia ou fisioterapia, além de cuidados com movimentos e com a postura para evitar novas crises.

Fisioterapia para Hérnia de Disco

Termoterapia e eletroterapia são indicados nas crises para aliviar a dor e controlar a inflamação.

Após esse período, a fisioterapia tem como objetivo aliviar a pressão exercida sobre o disco intervertebral, através de técnicas específicas de alongamento e fortalecimento muscular.

Cirurgia para Hérnia de Disco

A cirurgia de hérnia de disco é indicada apenas em último caso, quando a dor é incapacitante e não melhora com os remédios ou quando ocorre perda de força muscular que dificulta a realização de tarefas do cotidiano.

O que é Hérnia de Disco?

Hérnia de disco é o extravasamento do núcleo gelatinoso do disco que fica entre as vértebras da coluna. A deslocação dessa parte do disco acaba comprimindo as raízes nervosas que saem da coluna, provocando os mais diversos sintomas.

Tratamento do Bico de Papagaio

O tratamento do bico de papagaio tem como objetivo principal controlar a dor e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

É fundamental incluir terapias que trabalhem a musculatura da coluna vertebral, uma vez que os analgésicos e anti-inflamatórios apenas ajudam a aliviar a dor.

A fisioterapia, através da RPG (Reeducação Postural Global) ou do Pilates, costuma trazer ótimos resultados pois trabalha a postura, a flexibilidade e a tonificação da musculatura da coluna.

Atividade física adequada às condições e limitações do indivíduo também é indicada.

A cirurgia é indicada nos casos mais graves, que causam grandes alterações no alinhamento da coluna ou problemas nos nervos.

O que é Bico de Papagaio?

A osteofitose, conhecida popularmente como bico de papagaio, é um crescimento ósseo anormal entre duas vértebras da coluna vertebral que causa dor e limitação de movimentos. Pode atingir a coluna cervical, torácica e lombar. É chamada de bico de papagaio porque quando visto ao raio-X, o osteófito faz lembrar um bico de papagaio.

Leia também: Veja como Aliviar Dor na Coluna sem Precisar de Remédios