Hérnia de Disco, o que Fazer

A primeira coisa que alguém com hérnia de disco deve fazer é evitar movimentos e posturas que possam desencadear uma crise. Com os devidos cuidados, é possível conviver com a hérnia discal sem grandes complicações ou necessidade de cirurgia.

O que Fazer para Aliviar a Dor da Hérnia de Disco

Numa crise aguda de dor, a pessoa deve permanecer em repouso, de preferência deitada com um travesseiro ou almofada embaixo dos joelhos, e tomar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Se a dor for muito intensa, pode ser difícil encontrar uma posição que não se sinta dor.

A fisioterapia convencional, através da eletro e termoterapia, também ajuda a controlar a dor e a inflamação. A acupuntura também tem sido indicada para aliviar os sintomas da hérnia de disco.

Como Evitar Crises de Dor de Hérnia de Disco

Cuidados com a Postura e Movimentos

  • Sempre que estiver sentado, manter a coluna ereta, de preferência com um encosto que favoreça a curvatura natural da coluna lombar, com os pés apoiados no chão;
  • Dormir de barriga para baixo não é aconselhável para quem tem hérnia de disco cervical e também não favorece a coluna lombar;
  • Procurar dormir de barriga para cima, se possível com uma almofada ou travesseiro embaixo dos joelhos, ou de lado, com as pernas dobradas e um travesseiro entre elas;
  • Sempre que for necessário pegar alguma coisa no chão, deve-se agachar ao invés de inclinar a coluna para frente;
  • Evitar pegar pesos.

Tratamentos de Manutenção

Passada a crise, é importante realizar tratamentos que aliviem a pressão exercida sobre o disco intervertebral e ao mesmo tempo trabalhem a estabilidade da coluna.

A fisioterapia, através de técnicas de terapia manual, RPG, Pilates e Osteopatia, é uma importante aliada para prevenir crises e melhorar a qualidade de vida de quem sofre de hérnia discal. Hidroterapia, acupuntura e exercícios físicos específicos e bem orientados também são recomendados.