Hérnia de Disco

Hérnia de disco é o extravasamento do núcleo gelatinoso do disco que fica entre as vértebras da coluna. A deslocação dessa parte do disco acaba comprimindo as raízes nervosas que saem da coluna, provocando os mais diversos sintomas.

A coluna lombar e cervical são as mais afetadas pela hérnia discal, por serem a partes mais móveis da coluna vertebral. O tratamento envolve medicamentos para aliviar a dor e a inflamação, fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.

Sintomas de Hérnia de Disco

Os sintomas da hérnia de disco dependem da região do nervo que está sendo comprimida, podendo ir desde um leve formigamento a uma dor que pode deixar a pessoa incapaz de realizar qualquer tarefa.

Sintomas de Hérnia de Disco Lombar

  • Dor lombar que pode correr para a coxa, perna e pé;
  • Formigamento no membro inferior;
  • Dor apenas na coxa ou na perna;
  • Perda de força muscular no membro inferior (casos mais graves).

Sintomas de Hérnia de Disco Cervical

  • Dor no pescoço que pode seguir para o ombro, braço, mão e dedos;
  • Formigamento no braço, mão ou dedos;
  • Perda de força muscular no membro superior.

A hérnia discal pode ser assintomática (sem sintomas) ou causar uma dor que pode ir de leve a incapacitante. Tudo vai depender da localização da lesão.

Tratamento da Hérnia de Disco

O tratamento da hérnia de disco numa crise aguda é feito com analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia (eletro e termoterapia) e repouso. O objetivo nessa fase é aliviar a dor.

Após esse período, o tratamento de manutenção pode ser feito com acupuntura, hidroterapia, osteopatia e fisioterapia. Em muitos casos, seguindo alguns cuidados, é possível que a pessoa desenvolva as suas atividades de vida diária sem complicações.

Fisioterapia para Hérnia de Disco

A fisioterapia convencional, com termoterapia e eletroterapia, é indicada nos momentos de crise para aliviar a dor e controlar a inflamação.

Passada essa fase, o tratamento tem como objetivo aliviar a pressão exercida sobre o disco intervertebral, através de técnicas específicas de alongamento e fortalecimento muscular.

A RPG (Reeducação Postural Global) é uma técnica de fisioterapia com excelentes resultados no tratamento da hérnia de disco, melhorando significativamente a qualidade de vida do indivíduo.

Cirurgia para Hérnia de Disco

A cirurgia de hérnia de disco só é usada como último recurso e tem como finalidade liberar o nervo da compressão, retirando a parte do disco que o está comprimindo.