Herpes Labial

O herpes labial é uma doença caracterizada pelo surgimento de bolhas muito pequenas que se agrupam na boca, provocando coceira e dor local. Não tem cura e o tratamento é feito com Aciclovir.

O herpes labial é causado pelo vírus Herpes simplex (HSV), o mesmo que provoca o herpes genital. Já o herpes zoster, apesar de ser causado por um vírus da mesma família, é uma doença bem distinta das outras duas.

Sintomas de Herpes Labial

Os sintomas do herpes labial geralmente se manifestam em 4 fases:

  1. Fase do prurido: A pele começa a arder e coçar antes que a lesão apareça. Neste estágio, a maioria das pessoas já sabe que vai ter herpes;
  2. Fase da bolha: Tem início com uma pequena erupção em relevo que incha em forma de pequenas bolhas que se agrupam, deixando o local inchado, dolorido e avermelhado, muitas vezes na transição entre a pele e a mucosa da boca;
  3. Fase da secreção: É quando as bolhas se desfazem e formam uma grande ferida, secretando um líquido rico em vírus. É o estágio de maior risco de transmissão da doença;
  4. Fase da crosta: A lesão começa a secar, formando uma crosta. Se a crosta for removida ou rachar irá causar dor e sangramento.

Tratamento do Herpes Labial

O herpes labial não tem cura e o seu tratamento deve ter início logo que surjam os primeiros sintomas, através de comprimidos ou pomadas antivirais como o Aciclovir, durante 5 a 7 dias.

Alguns medicamentos podem ser tomados até 72 horas antes do aparecimento das lesões. Existem também vacinas que reduzem significativamente a frequência das crises.

Tratamento caseiro do Herpes Labial

Alguns remédios caseiros podem auxiliar o tratamento do herpes labial, mas não dispensam o uso dos medicamentos convencionais:

  • Chá de Bardana com mel: Ferver um litro de água com 20 g de folhas, raízes e flores de bardana durante 10 minutos. Coar, adoçar bem com mel e beber 4 xícaras por dia;
  • Pomada caseira de erva-cidreira: Colocar 30 g de erva cidreira numa panela e adicionar óleo mineral até que a erva fique totalmente embebida nele. Ferver em lume brando até as folhas ficarem secas, deixar esfriar, coar e misturar o óleo da mistura com parafina líquida, mexendo até formar um creme homogêneo. Aplicar a pomada caseira diretamente sobre o herpes, 3 vezes ao dia;
  • Própolis: Aplicar localmente o própolis 2 vezes ao dia pode auxiliar a cicatrização.

Causas do Herpes Labial

As pessoas geralmente são infectadas pelo vírus na infância, muitas vezes quando são beijadas por adultos portadores da doença. O vírus penetra através da pele, percorre um nervo e permanece "adormecido" a maior parte do tempo.

Sabe-se que alguns fatores favorecem a reativação do vírus e estão entre as causas do aparecimento do herpes labial, entre eles:

  • Baixa imunidade;
  • Stress físico ou emocional;
  • Gripes;
  • Exposição ao sol em excesso.