Importância das Frutas

A importância das frutas na alimentação é enorme, uma vez que esses alimentos são fontes naturais de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde e para o bom funcionamento do organismo.

Vitaminas, sais minerais, diversos tipos de fibras, flavonóides e outras substâncias que ajudam a prevenir doenças e limpar o organismo de toxinas são alguns dos benefícios nutricionais encontrados nas frutas.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de 3 a 5 peças variadas de frutas, visto que cerca de 60% das causas de morte no mundo estão relacionadas com doenças (câncer, AVC, infarto) que poderiam ser prevenidas ou adiadas através de uma alimentação saudável contendo as doses diárias recomendadas de vitaminas e sais minerais.

Parte fundamental de uma dieta balanceada, algumas frutas também têm propriedades que ajudam a emagrecer e são essenciais em dietas para controle e perda de peso.

Importância das Frutas e Seus Nutrientes

As vitaminas das frutas (A, C, E e do complexo B) são nutrientes essenciais para o desenvolvimento e proteção das células do corpo, com destaque para as vitaminas C e A que são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres que danificam as células saudáveis do organismo e causam envelhecimento precoce e doenças como o câncer. As vitaminas reforçam o sistema imunológico e ajudam a prevenir diversas doenças.

Os sais minerais encontrados nas frutas (potássio, ferro, zinco, cálcio...) são fundamentais para a constituição estrutural dos tecidos do corpo, atuando também na regulação das funções orgânicas como a transmissão de impulsos nervosos, contração muscular, ativação de enzimas, entre outras.

As fibras presentes nas frutas ajudam na limpeza e prevenção de doenças do intestino, controlam a absorção de carboidratos, ajudam a regular os níveis de colesterol, favorecem o trânsito intestinal combatendo a prisão de ventre, além de aumentar a sensação de saciedade auxiliando na perda de peso.

Outros compostos encontrados nas frutas como a antocianina, os flavonóides e outros fitoquímicos atuam como antioxidantes, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres.

Importância das Frutas na Alimentação Infantil

Devido à riqueza e importância nutricional das frutas, elas devem estar sempre presentes na alimentação diária das crianças, tendo em conta o fato das crianças estarem em crescimento, desenvolvendo ossos, músculos, sangue, células de defesa, sistema nervoso, etc.

As frutas fornecem nutrientes que estimulam as atividades cerebrais e a memória, muito importantes para crianças que estejam em idade escolar.

Embora sejam fundamentais na alimentação de pessoas de qualquer faixa etária, as crianças necessitam ainda mais das frutas, em proporção ao seu peso, do que os adultos.