Importância do Potássio na Saúde

O potássio é um mineral essencial de grande importância para a saúde, pois traz diversos benefícios e desempenha um papel fundamental na saúde do coração, ossos e rins, além de melhorar a função muscular, nervosa e cardíaca. Confira a importância do potássio para a saúde:

  • Participa do equilíbrio ácido-base do organismo;
  • Regula a pressão osmótica das células;
  • Atua na condução dos impulsos nervosos, contração muscular, função da membrana celular;
  • O aumento da ingestão de potássio reduz a pressão arterial, ajudando no controle da hipertensão arterial (pressão alta). Assim, o potássio diminui o risco de doenças cardiovasculares, como doenças coronarianas e acidente vascular cerebral (AVC ou "derrame");
  • Atenua os efeitos adversos de sódio (sal de cozinha) sobre a pressão arterial;
  • Melhora a saúde óssea em crianças, adultos e idosos, pois reduz a excreção de cálcio na urina e melhora a retenção de cálcio, ajudando a prevenir a osteoporose;
  • A presença elevada de cálcio na urina aumenta o risco pedras nos rins. Assim, o consumo elevado de potássio diminui o risco de formação de cálculos renais, uma vez que reduz os níveis de cálcio na urina;
  • Pode retardar a progressão de doença renal, bem como danos ao rim causados por hipertensão arterial;
  • O aumento da ingestão de alimentos ricos em potássio pode reduzir o risco de diabetes.

Para usufruir de todos os seus benefícios para a saúde, a ingestão recomendada de potássio é de 4.700 mg/dia, para homens e mulheres.

Alimentos Ricos em Potássio

  • Banana;
  • Molho de tomate;
  • Peixes;
  • Iogurte;
  • Abacate;
  • Uva passa;
  • Batata;
  • Folhas verdes;
  • Feijões;
  • Abóbora;
  • Ameixa;
  • Damascos secos;
  • Melão;
  • Mamão.