Leite de Arroz

O leite de arroz possui um baixíssimo teor de gordura, não contém colesterol nem lactose, sendo uma alternativa ao leite de vaca para pessoas que apresentam intolerância à lactose. Outras opções para quem tenha este tipo de problema digestivo são o leite de soja, leite de amêndoas ou ainda o leite sem lactose.

Benefícios do Leite de Arroz

O maior benefício do leite de arroz é o fato de ser livre de lactose, o açúcar naturalmente encontrado no leite de vaca e que algumas pessoas não conseguem digeri-lo (intolerância à lactose). Mas ainda há outras vantagens no consumo deste tipo de leite:

  • O teor de gorduras é muito baixo;
  • Livre de colesterol;
  • Tem sabor bastante neutro;
  • Não contém lactose;
  • É livre de hormônios e antibióticos encontrados no leite de vaca;
  • Fácil digestão.

O leite de arroz possui mais carboidratos e menos proteínas e cálcio que o leite de vaca, pelo que as pessoas que pretendem substituir o leite de vaca pelo de arroz devem compensar com outros alimentos essa redução na ingestão de proteínas e cálcio, embora a maioria dos leites de arroz industrializados sejam enriquecidos com cálcio.

Como Fazer Leite de Arroz

Receita de leite de arroz - Ingredientes:
  • 2 xícaras de arroz sem lavar;
  • 2 litros e meio de água mineral;
  • Meia colher de chá de sal;
  • Metade de uma fava de baunilha.
Receita de leite de arroz - Modo de preparo:
  • Juntar a água, o arroz, o sal, metade da fava de baunilha e lavar ao fogo durante 15 minutos;
  • Bater o arroz, juntamente com a água usada na mistura, no liquidificador;
  • Peneirar suavemente para extrair o leite e está pronto para beber.

O leite de arroz pode ser comprado já feito, com a vantagem de que nas versões industrializadas existe adição de cálcio e vitaminas, embora a receita caseira possa ser uma opção mais econômica.