Método Tabata Funciona? Quais as vantagens e os benefícios?

Sim, o Método Tabata de Treinamento funciona e é comprovadamente eficaz para queimar gordura e emagrecer, pois trabalha tanto o condicionamento cardiorrespiratório como a resistência muscular.

O método consiste em executar uma série de exercícios aeróbicos (caminhada, bicicleta, correr)durante 20 segundos, com intensidade elevada.

No final de cada série, a pessoa deve descansar (diminuir a intensidade) durante 10 segundos e voltar ao esforço novamente, até completar 4 minutos. O ideal é conseguir fazer 7 a 8 séries por treino.

Algumas das vantagens e benefícios do Método Tabata:

  • Tem um tempo de duração de 4 minutos;
  • Pode ser feito em qualquer local;
  • Simples de ser executado;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Aumenta a resistência muscular;
  • Diminui a gordura corporal e emagrece;
  • Pode ser mais eficaz que uma hora de caminhada ou outro exercício aeróbico (pedalar, dançar, correr);
  • Os exercícios de alta intensidade do Método Tabata proporcionam um gasto calórico muito maior depois do término que os exercícios de menor intensidade, ou seja, a pessoa continua queimando mais calorias depois do treino.

Leia também: Conheça 20 Benefícios do Exercício Físico

No entanto, para ter resultados com o Método Tabata, é preciso praticá-lo pelo menos 4 vezes por semana, de preferência associado com outra modalidade de esporte, além de ter uma alimentação equilibrada, com baixas calorias.