Descubra se o mingau de aveia engorda ou emagrece

Mingau de aveia não engorda e até ajuda a emagrecer, desde que seja preparado nas doses certas e com os ingredientes adequados. A aveia é um cereal relativamente calórico, com cerca de 370 calorias em cada 100 gramas. Portanto, comer mingau de aveia em excesso pode engordar, sim, principalmente se o mingau for feito com açúcar, leite condensado ou outros ingredientes altamente calóricos.

Descubra se o mingau de aveia engorda ou emagrece

Entretanto, apesar das suas calorias, a aveia favorece o processo de emagrecimento graças ao seu alto teor de fibras, sendo por isso indicada em quase todas as dietas para emagrecer. Boa parte dos seus benefícios são devidos ao beta-glucano, uma fibra solúvel que deixa o bolo alimentar por mais tempo no tubo digestivo e ajuda a controlar o apetite.

O beta-glucano atua sobre a saciedade de duas formas: deixa a pessoa satisfeita enquanto ela ainda está comendo o mingau de aveia e prolonga a sensação de saciedade ao longo do dia. A primeira ação faz com que a pessoa pare de comer, pois já está satisfeita. A segunda mantém a fome sob controle, levando o indivíduo a comer menos na refeição seguinte.

Além disso, o beta-glucano diminui a absorção de gordura e açúcar pelo intestino, o que também contribui para a perda de peso e ainda ajuda a baixar o colesterol e controlar o diabetes.

Benefícios do mingau de aveia para emagrecer

Promove saciedade

Por ser rica em fibras e proteínas, a aveia aumenta e prolonga a sensação de saciedade. Como resultado, você come menos mas não fica com fome, o que é excelente para quem quer emagrecer.

Tem baixo índice glicêmico

A aveia tem baixo índice glicêmico, ou seja, liberta o açúcar lentamente na corrente sanguínea, evitando assim picos de glicemia que estimulam o corpo a acumular gordura e fazem você sentir fome em pouco tempo.

Contribui para o aumento de massa muscular

A aveia também é uma boa fonte de proteínas, com cerca de 12 g em cada 100 gramas do cereal. As proteínas também conferem saciedade e são essenciais para a preservação e o aumento da massa muscular. Quanto mais músculos você tiver, mais calorias irá queimar.

Farelo de aveia ou aveia em flocos?

O farelo de aveia é formado praticamente por beta-glucano puro, pelo que contém mais fibras que os flocos e os grãos. Os grãos de aveia são mais ricos em vitamina E, amido (carboidrato) e também são excelentes fontes de fibras, sendo por isso mais completos em termos nutricionais. No entanto, se o objetivo for emagrecer, o ideal é fazer o mingau com o farelo de aveia e substituir o açúcar e o mel por agave ou stevia.

Como consumir mingau de aveia para emagrecer

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Quantidade

Para emagrecer e não correr o risco de engordar, é importante não exagerar na quantidade de aveia usada para preparar o mingau, não acrescentar ingredientes ricos em açúcar ou gordura e comer apenas uma dose de mingau de aveia por dia.

Geralmente, as receitas light têm no máximo 3 colheres de sopa de aveia, o que equivale a cerca de 166 Kcal. Lembre-se que 100 gramas de aveia tem aproximadamente 370 calorias!

Horários

O mingau de aveia pode ser consumido pela manhã, na hora do lanche e até à noite, substituindo o jantar. Pessoas que praticam atividade física também podem comer o mingau de aveia antes ou depois do treino.

Entretanto, quem quer emagrecer deve evitar comer mingau de aveia à noite, antes de dormir. Apesar da aveia ser uma boa fonte de triptofano, que relaxa e favorece o sono, ela é fonte de carboidratos, que devem ser evitados na ceia.

Dieta equilibrada

Vale lembrar que o mingau de aveia deve ser parte integrante de uma dieta balanceada, com poucas calorias. O seu consumo isolado, por si só, dificilmente irá produzir resultados de perda de peso.

Receitas de mingau de aveia light

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Mingau de aveia com canela

Ingredientes:

  • 1 copo de leite desnatado;
  • 3 colheres (sopa) de aveia em flocos ou farelo de aveia;
  • 1 colher (sobremesa) de extrato de agave ou stevia a gosto;
  • Canela em pó a gosto.

Como fazer: Coloque todos os ingredientes (menos a canela) numa panela, misture bem e leve ao fogo. Deixe em lume brando e vá sempre mexendo para não grudar no fundo. Quando a mistura engrossar e adquirir a consistência de mingau, desligue o fogo. Polvilhe a canela por cima e sirva.

Além de acrescentar sabor, a canela tem ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo e faz o corpo queimar mais calorias durante a sua digestão, potencializando o processo de emagrecimento.

Mingau de aveia com banana e água

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de aveia em flocos ou farelo de aveia;
  • 1 banana;
  • 2 colheres (sopa) de água;
  • 1 colher (sobremesa) de extrato de agave ou stevia a gosto.

Como fazer: Bata no liquidificador a banana, a aveia, o leite de coco e a água. Depois, leve ao fogo. Deixe em lume brando e vá sempre mexendo para não grudar no fundo. Quando a mistura engrossar e adquirir a consistência de mingau, desligue o fogo. Polvilhe a canela por cima e sirva.

Dica: Se preferir, deixe a banana à parte durante o preparo do mingau e acrescente a fruta fatiada em rodelas só na hora de servir.

Devido à grande quantidade de fibras presentes na aveia, é importante beber pelo menos 2 litros de água por dia para que o intestino funcione corretamente e não haja prisão de ventre.

Saiba mais em: Como fazer mingau de aveia: receitas e benefícios para emagrecer