O que a Maçã pode fazer pelo seu Coração?

A maçã traz vários benefícios para o coração devido às suas propriedades nutricionais, diminuindo o risco de doenças cardíacas e promovendo uma diminuição significativa nos níveis de colesterol total, LDL–colesterol (mau colesterol) e triglicerídeos. Veja o que a maçã pode fazer pelo seu coração:

  • Reduz as taxas de colesterol e triglicerídeos: A maçã contém um tipo de fibra chamada pectina, que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, o que leva o organismo a utilizar o colesterol para formar novos ácidos biliares, fundamentais no metabolismo das gorduras e do colesterol, diminuindo assim os níveis de colesterol;
  • Diminui os riscos de doenças cardiovasculares: O LDL é chamado de mau colesterol porque ele fica "grudado" na parede da artéria e pode entupir o vaso, provocando um infarto. Logo, ao diminuir o mau colesterol (LDL), as chances de ter um infarto também ficam reduzidas.

Para aproveitar ao máximo os benefícios da maçã para o coração, ela deve ser consumida in natura e com casca, devidamente higienizada. Recomenda-se a ingestão de pelo menos uma maçã por dia, que também pode ser usada na preparação de vitaminas, sucos e saladas de frutas.