O que é Hipotermia

A hipotermia é a diminuição da temperatura interna do corpo para valores abaixo dos 35°C, o que significa que a temperatura dos principais órgãos vitais também fica inferior a 35 graus, prejudicando o funcionamento normal do organismo (a temperatura corporal normal ronda os 37ºC).

A hipotermia pode ser classificada de acordo com a temperatura:

  • Leve: 32ºC a 34ºC;
  • Moderada: 28ºC a 32ºC;
  • Profunda: Inferior a 28ºC.

Essa redução da temperatura corporal provoca diversas complicações, afetando a circulação sanguínea e os batimentos cardíacos, com abrandamento das atividades neurológicas, podendo levar à morte.

A hipotermia ocorre quando o corpo perde mais calor para o ambiente do que aquele que ele produz. No início, para compensar essa perda de calor, o organismo começa a gastar mais energia que o normal para tentar manter a temperatura constante.

O primeiro sintoma da hipotermia é o frio. Depois, os músculos começam a tremer para produzir mais calor. Como consequência, a frequência cardíaca e respiratória aumentam para mandar mais oxigênio para a musculatura.

Conforme a temperatura corporal diminui, podem ocorrer arritmia cardíaca, mal funcionamento dos rins e alterações na coagulação sanguínea.

Se a hipotermia não for tratada, a pessoa pode entrar em coma e morrer.