O Que Fazer Quando Tiver Um Dente Quebrado

O que se deve fazer quando tiver um dente quebrado é pegar a parte do dente que quebrou ou o dente inteiro e colocar num recipiente com soro fisiológico ou leite e procurar imediatamente um dentista, levando sempre o dente ou o pedaço do dente quebrado.

No caso de não haver um dentista disponível por algum motivo, deve-se procurar um pronto socorro. Quanto mais cedo o dente for recolocado em seu lugar pelo dentista, maiores são as chances de sucesso do tratamento.

Alguns procedimentos que podem e devem ser seguidos, sempre que possível, quando se quebra um dente:

  1. Colocar o dente ou o pedaço de dente quebrado num recipiente com soro fisiológico ou leite. Na falta de soro ou leite, pode-se deixar o dente embaixo da língua até chegar ao dentista;
  2. Nunca segurar o dente pela raiz, mas sim pela coroa;
  3. Não retirar as fibras gengivais que possam estar aderidas ao dente;
  4. Não lavar o dente ou esfregar com qualquer produto de limpeza. Basta lavá-lo rapidamente em água corrente ou soro fisiológico;
  5. Manter o dente quebrado sempre úmido, embaixo da língua, em soro fisiológico ou leite;
  6. Se houver sangramento na gengiva, fazer uma leve compressão com gaze para estancar o sangramento e morder uma gaze no local em que o dente saiu.

Mesmo que a pessoa não encontre o pedaço do dente quebrado, é possível recuperar a parte perdida através de restauração, com excelentes resultados estéticos.

Se houver algum comprometimento de outras estruturas do dente, como a dentina ou a polpa, comprometendo o canal do dente, pode ser necessário fazer um tratamento de canal, além da recuperação da parte quebrada.