O Que São Alimentos Funcionais?

Os alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes capazes de proporcionar algum benefício à saúde, além de fornecer os seus nutrientes básicos, auxiliando na prevenção de diversos tipos de doenças.

Dicas de Consumo dos Alimentos Funcionais

  • Devem ser consumidos de forma regular para que possam trazer os seus benefícios;
  • Procurar substituir uma parte da carne vermelha consumida (carne de vaca, embutidos, hambúrguer) pela carne e proteína de soja, ou ainda por peixes ricos em ômega 3;
  • Associar o consumo desses alimentos a uma dieta equilibrada e balanceada.

Tabela de Alimentos Funcionais

Alimentos Benefícios Composto Ativo
Aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, soja, feijão, ervilha, hortaliças com talos e frutas com casca. Reduz o risco de câncer de cólon, melhora o funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade, auxilia no controle dos níveis de glicemia, ajuda a emagrecer. Fibras solúveis e insolúveis.
Leites fermentados, Iogurtes, produtos lácteos fermentados. Melhoram as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de obstipação (prisão de ventre) e câncer de cólon. Probióticos - Bífidobacterias e Lactobacilos
Maçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju, soja. Antioxidante, anti-sépticos, vaso-constritor. Tanino
Alho e cebola. Reduz as taxas de colesterol e a pressão sanguínea, melhora o sistema imunológico e reduz o risco de câncer de estômago. Sulfetos alílicos (alilsulfetos)
Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja. Ação anticancerígena, ajuda a controlar a hipertensão (ação vasodilatadora), além de ter propriedade anti-inflamatória e antioxidante. Flavonóides
Couve-flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete, mostarda. Favorece a produção de enzimas que protegem contra o câncer, principalmente o de mama. Indóis e Isotiocianatos
Folhas verdes (luteína), pequi e milho (zeaxantina). Ação antioxidante, protege contra a degeneração macular (perda de visão no centro do campo visual). Luteína e Zeaxantina
Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia. Antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer como o de próstata. Licopeno
Chá verde, cereja, amora, framboesa, mirtilo, uva roxa, vinho tinto. Diminui o risco de determinados tipos de câncer, reduz o colesterol, estimula o sistema imunológico. Catequinas
Óleo de linhaça, colza e soja, nozes e amêndoas. Melhora o sistema imunológico, tem propriedades anti-inflamatória. Ácido a - linolênico
Sardinha, salmão, atum, anchova, arenque. Reduz o colesterol ruim (LDL), tem ação anti-inflamatória, atua diretamente no desenvolvimento do cérebro e
da retina de recém nascidos.
Ômega - 3
Soja e derivados. Diminui os níveis de colesterol (proteína de soja), tem ação estrogênica, reduzindo os sintomas da menopausa, além de ajudar na prevenção do câncer. Proteína de soja e Isoflavonas.