O Que Voce Deve Saber Sobre Vasectomia

01- O que é Vasectomia?

É o método cirúrgico mais simples para a esterilização do homem, que consiste numa pequena cirurgia, ambulatorial e com anestesia local e, que dura em torno de 15 minutos.

02- Vasectomia é reversível?

Todo homem que deseja submeter-se a uma Vasectomia, deverá faze-la sempre pensando ser um método irreversível. Porém, sabe-se que até 5 anos a reversão tem excelentes resultados (+ de 80%). Após este período, os níveis de fecundação começam a diminuir.

03- Como fica a ejaculação pós Vasectomia?

Vasectomia e ejaculação não tem vínculo. O volume de líquido seminal continuará o mesmo, pois o volume de espermatozóides é muito pequeno neste líquido. O liquido seminal é constituído de 95% de secreções da próstata e vesículas seminais.

04- Poderá trabalhar após uma Vasectomia?

Sim. Por ser um método simples, o trauma cirúrgico é pequeno. Entretanto, não deverá submeter-se a esforços físicos, esportes pesados, andar de motos, pular, correr... Sempre após cirurgia é importante o uso de suportes escrotais.

05- E as relações sexuais? Quando iniciá-las?

O ato sexual poderá ser reiniciado no outro dia após a Vasectomia, sempre evitando a gravidez como o casal fazia antes (camisinha, pilula...). Isto deverá acontecer até 10 a 15 relações sexuais. Após este período, o Urologista vai solicitar um Espermograma e o resultado deverá ser AZOOSPERMIA (isto é, ausência de espermatozóides). Daí para diante, não há mais necessidade de usar nenhum outro método para evitar a gravidez.

06- Vasectomia X Câncer

Não existe nenhum dado científico que relacione Vasectomia com algum tipo de doença, tipo câncer da próstata, impotência, doença cardíaca.

07- Vasectomia X Esposa 

Como a Vasectomia é um método "definitivo" de esterilização do homem, acreditamos que a sua realização deverá ser compartilhada com a esposa. Cabe ao Urologista, orientar o casal.