Programa de Reeducação Alimentar para Emagrecer

Seguir um programa de reeducação alimentar é uma das melhores formas de emagrecer com saúde, pois com ele é possível aprender a se alimentar da forma correta.

Não se trata de uma dieta, mas sim de uma mudança gradual nos hábitos alimentares para abandonar os costumes indesejáveis e ao mesmo tempo estimular novos hábitos saudáveis.

Dicas para Emagrecer com a Reeducação Alimentar

  • Assumir um compromisso: O programa de reeducação alimentar exige dedicação. Não é fácil, no início, substituir alimentos de preparo rápido e carregados de calorias, por outros que demoram mais tempo para preparar e não têm o mesmo sabor;
  • Ter objetivos possíveis: Na fase inicial, é importante ter metas de perda de peso a curto prazo que sejam possíveis de atingir;
  • Comer várias vezes ao dia: Na reeducação alimentar ou mesmo em dietas para emagrecer, não se deve pular refeições. Pelo contrário, é mais fácil perder peso quando se come pequenas porções com frequência. Pular uma refeição ou ficar muitas horas sem comer deixa o metabolismo mais lento, o que dificulta o emagrecimento. O recomendado é comer de 3 em 3 horas;
  • Praticar atividade física: O exercício físico faz o corpo gastar mais calorias e ajuda a queimar gordura, potencializando e acelerando o emagrecimento. Fazer caminhadas de 40 a 60 minutos, pelo menos 3 vezes por semana, já é um bom começo;
  • Reduzir as doses e comer devagar: Usar pratos e talheres pequenos, pois dão a sensação de estar comendo maiores quantidades. Mastigar o alimento com calma, de 20 a 30 vezes antes de engolir.

Cardápio para Reeducação Alimentar

Café da Manhã

  • 2 fatias de pão integral com 1 fatia de queijo branco;
  • ½ mamão papaya ou 1 taça de salada de frutas ou 1 copo de suco de frutas;
  • 200 ml de leite desnatado ou 1 iogurte desnatado.

Lanche

  • 1 fruta ou 1 xícara de chá com adoçante e 3 bolachas integrais ou 1 iogurte desnatado.

Almoço

  • Folhas à vontade e 1 escumadeira cheia de outras verduras e legumes;
  • 1 escumadeira rasa de arroz integral com ½ concha de feijão;
  • 1 porção de carne magra grelhada;
  • 1 fruta;

Lanche

  • 1 fruta ou 1 iogurte desnatado ou 1 xícara de chá com adoçante e 3 bolachas integrais ou 1 xícara de café com leite desnatado.

Jantar

  • Folhas e legumes à vontade;
  • 1 porção de carne magra grelhada;

Ceia

  • Igual ao lanche da tarde.

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