Propriedades do Gengibre

São muitas as propriedades medicinais do gengibre, resultado de uma combinação de várias substâncias com propriedades terapêuticas que combatem dor de garganta, tosse, gripe, má digestão e até ajudam a emagrecer.

Essas propriedades farmacológicas são encontradas principalmente no óleo essencial, rico em cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Além disso, o gengibre possui vitamina B6, cobre, potássio e magnésio.

Propriedades digestivas e expectorantes do gengibre

O gengibre atua sobre o sistema digestivo, aumentando os movimentos peristálticos e o tônus do intestino, impedindo a formação de gases. Também facilita a digestão de alimentos gordurosos e combate náuseas, vômitos e diarreia.

O gengibre estimula o sistema respiratório e tem ação expectorante, melhorando a respiração em congestionamentos nasais, combatendo gripes, resfriados, tosses, catarros, rouquidão e bronquite.

Propriedades bactericidas e antissépticas do gengibre

Há muito tempo o gengibre é utilizado para tratar dor de garganta. Muitas cantores e pessoas que dependem da voz para trabalhar costumam mastigar um pedaço de gengibre cru para cuidar da voz e prevenir dores de garganta.

As fortes propriedades bactericidas do gengibre têm a capacidade de eliminar a bactéria Helicobacter pylori, uma das principais causas de gastrites, úlceras e câncer de estômago. Para este efeito, é recomendado o consumo de gengibre cru durante 30 dias.

Propriedades afrodisíacas do gengibre

O gengibre ativa a circulação sanguínea, sendo usado na medicina tradicional chinesa em casos de disfunção erétil. Massagear o abdômen com óleo de gengibre também ajuda a aquecer o corpo e estimula a irrigação sanguínea nos órgãos sexuais.

Propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do gengibre

Compressas quentes de gengibre ajudam a reduzir dores ciáticas, reumáticas, dores na coluna, dores de cabeça, cólicas menstruais e nevralgias.

Propriedades do gengibre para emagrecer

O gengibre pode auxiliar o emagrecimento devido à sua ação termogênica, ou seja, quando é digerido provoca um maior gasto de energia pelo organismo, acelerando o metabolismo e queimando mais calorias no processo.

A responsável por essa propriedade termogênica do gengibre é uma substância chamada gingerol. Apesar dessa capacidade, o consumo de gengibre por si só não é capaz de emagrecer, sendo necessário associá-lo à dieta e exercício físico.

Modo de consumo: Recomenda-se o consumo de 1 pedaço de 2 cm de gengibre cru, 3 vezes ao dia. Pode ser incluído nas refeições ou mastigado, sempre sem casca. Um outra opção é preparar um chá com 1 pedaço de 6 cm e tomar 3 vezes ao dia.

Propriedades do gengibre cru, seco, cristalizado e em conserva

O gengibre pode ser consumido cru, seco, cristalizado ou em conserva. No preparo de infusões e na culinária o gengibre fresco ou cru é o mais utilizado. Nas compressas costumam utilizar o gengibre seco. Em conserva também é usado na culinária. Já o gengibre cristalizado com açúcar é usado como confeito.