Remédio Caseiro para Furúnculos

O remédio caseiro mais indicado para tratar o furúnculo de forma natural é a compressa de água quente, pois acelera a drenagem do pus espontaneamente.

Tratamento Caseiro para Furúnculos

  1. Esquentar 2 litros de água;
  2. Molhar um pano limpo na água aquecida;
  3. Torcer o pano e aplicar sobre o furúnculo até a água começar a esfriar;
  4. Molhar novamente o pano e aplicar novamente a compressa;
  5. Repetir o procedimento até que toda a água tenha sido utilizada.

As compressas de água quente devem ser aplicadas pelo menos 3 vezes ao dia, mesmo que o furúnculo já tenha sido drenado. O furúnculo nunca deve ser espremido, pois cria uma porta de entrada que aumenta o risco de novas infecções e de propagação das bactérias pela corrente sanguínea.

Se os sintomas não desaparecerem após uma semana de tratamento caseiro ou se o furúnculo estiver localizado no rosto ou próximo à coluna, recomenda-se procurar um médico. Pode ser necessário fazer uma drenagem cirúrgica ou ainda recorrer a pomadas e antibióticos que devem ser sempre prescritos pelo médico.

Furúnculo é Contagioso?

Furúnculo pega, ou seja, ele é contagioso, podendo ser transmitido pelo ar ou pela secreção com pus da ferida. A principal causa de furúnculo é uma bactéria que prolifera-se facilmente em ambientes quentes e úmidos, instalando-se com muita frequência nas fossas nasais.

Se alguém estiver com furúnculo em casa, todos os outros devem aplicar cremes à base de antibiótico no nariz várias vezes ao dia, para esterilizar o local e prevenir a contaminação, além de manterem uma boa higiene corporal com banhos, pelo menos duas vezes ao dia.