Saiba o que comer antes e depois do treino

Antes do treino é importante comer alimentos ricos em carboidratos e proteínas, pois os carboidratos dão energia para treinar e as proteínas evitam a perda de massa muscular durante o exercício. Dentre os alimentos indicados para o pré-treino estão os pães, a batata doce e os cereais, que são fontes de carboidratos, além de ovos e frango grelhado, que são boas fontes de proteínas.

Saiba o que comer antes e depois do treino

Depois do treino deve-se dar prioridade a alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, queijos brancos e iogurtes desnatados, pois ajudam a repor as proteínas perdidas durante o exercício e favorecem o ganho de massa muscular. Também é importante comer algum tipo de carboidrato para repor as energias. Banana, mamão e batata-doce são boas opções.

Quem pratica musculação ou faz treinos mais intensos também pode optar por suplementos após o treino. Uma boa sugestão é o whey protein, que fornece proteínas de alto valor biológico provenientes do soro do leite.

Esses alimentos são indicados tanto para quem quer treinar para emagrecer como para quem deseja ganhar massa muscular (hipertrofia).

O que comer antes de treinar

  • Pão integral;
  • Cereais, barra de cereal;
  • Batata doce;
  • Banana;
  • Frutas com granola;
  • Massas integrais;
  • Ovos;
  • Peito de frango ou de peru grelhado.

Para ter um bom rendimento, os alimentos devem ser consumidos entre 30 e 60 minutos antes de treinar. É importante que os alimentos ingeridos antes do treino sejam ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico, pois libertam o açúcar no organismo lentamente, fornecendo energia constante durante o exercício.

Alimentos com alto índice glicêmico, como doces, pão branco (principalmente pão de forma), bolachas e bolos, são digeridos rapidamente e podem provocar uma queda brusca de açúcar no sangue durante o treino.

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O que comer depois de treinar

  • Peito de peru ou de frango grelhado;
  • Queijo branco, ricota, queijo quark, cottage;
  • Iogurtes desnatados;
  • Soja, whey protein;
  • Banana, mamão, maçã, batata-doce.

O ideal é que esses alimentos sejam consumidos nos primeiros 30 minutos após o exercício. Depois de malhar, as proteínas são essenciais para recuperar a massa muscular consumida durante o treino. Porém, é importante comer também um pouco de carboidratos para recuperar as reservas de açúcar do corpo que foram usadas na atividade física.

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Saber o que comer antes e depois do treino melhora o desempenho durante o exercício físico, além de ajudar a prevenir lesões, diminuir a fadiga e preservar a massa muscular, auxiliando a recuperação geral do corpo.

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