Conheça 10 benefícios da salsa - Para que serve e Propriedades

A salsa é uma erva aromática que serve principalmente como tempero, mas também pode ser usada para fazer chá e ainda trazer diversos benefícios à saúde graças às suas propriedades nutricionais e medicinais. Rica em vitaminas A, C, K e B9 (ácido fólico), a salsa também fornece boas doses de antioxidantes que combatem o envelhecimento celular e ajudam a prevenir algumas doenças. Conheça a propriedades da salsa e os seus principais benefícios para a saúde.

Chá de salsa emagrece?

Conheça 10 benefícios da salsa - Para que serve e Propriedades

O chá de salsa não possui nenhuma propriedade emagrecedora capaz de fazer o corpo queimar gordura, mas tem propriedades diuréticas que ajudam a combater o inchaço causado pela retenção de líquidos. Isso faz do chá de salsa um bom aliado das dietas para emagrecer, auxiliando na redução de peso e medidas.

Como fazer:

Ingredientes:

  • 1 molho de salsa fresca devidamente higienizada;
  • 1 litro de água;
  • Limão.

Modo de preparo: Coloque a salsa e a água numa panela ou chaleira e leve ao fogo. Espere levantar fervura e deixe ferver durante 5 minutos. Desligue o fogo e retire a salsa. Adicione uma gotas de limão e está pronto para servir.

Beba 4 xícaras de chá de salsa por dia. Se preferir, pode tomar o chá gelado, mas é importante consumi-lo no mesmo dia que foi feito.

Propriedades e benefícios da salsa

Conheça 10 benefícios da salsa - Para que serve e Propriedades

Ação antioxidante

A salsa fornece boas quantidades de flavonoides, betacaroteno (pró-vitamina A) e vitamina C, substâncias com propriedades antioxidantes que protegem as células contra os radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis que circulam pelo corpo e danificam as células, podendo causar envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. Os antioxidantes ajudam a anular esses efeitos nocivos, contribuindo assim para a prevenção desses males.

Diabetes

O principal flavonoide presente na salsa é a apigenina. De acordo com alguns estudos, essa substância contribui para normalizar o nível de açúcar no sangue.

Saúde mental e emocional

Rica também em ácido fólico (vitamina B9), a salsa ajuda a prevenir irritabilidade, cansaço mental, apatia e até depressão, já que esse nutriente é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso e das funções psicológicas.

Gestação

Durante a gravidez, o ácido fólico serve principalmente para prevenir malformações nervosas no feto, como espinha bífida e anencefalia (ausência de cérebro).

Visão

A salsa oferece uma quantidade significativa de betacaroteno e luteína, carotenoides com ação antioxidante. O betacaroteno é transformado em vitamina A pelo organismo e protege a visão, melhorando a visão noturna e reduzindo o risco de doenças oculares como degeneração macular e catarata. A luteína está presente no olho (mácula) e também contribui para reduzir o risco de degeneração macular com a idade.

Mau hálito

Acrescentar salsa ao prato pode diminuir o mau hálito provocado pela ingestão de alho, cebola e outros alimentos. Isso porque a salsa fresca é capaz de capturar os compostos que se formam na boca e no intestino depois de ingerir esses alimentos, e que deixam o hálito desagradável. Contudo, não há evidências de que a salsa possa reduzir o mau hálito com origem em outras causas fisiológicas.

Sistema imunológico

A vitamina C participa da maturação dos linfócitos, que são células de defesa do organismo, enquanto que o ácido fólico contribui para um funcionamento normal do sistema imunológico.

Hemorragias e cicatrização

A vitamina K desempenha uma importante função na coagulação sanguínea. A falta dessa vitamina causa hemorragias e dificuldade de coagulação do sangue. Já a vitamina C atua na manutenção do tecido conjuntivo, favorecendo a cicatrização, além de promover uma coagulação sanguínea adequada.

Apesar de todos os seus nutrientes e propriedades, é importante lembrar que as pequenas quantidades de salsa que são consumidas na alimentação podem não ser suficientes para proporcionar todos os benefícios dessas substâncias, como prevenção de doenças, por exemplo. O uso regular de salsa acrescenta um pouco mais de nutrientes e compostos benéficos à saúde, atuando em conjunto com outros alimentos.