Semente de Chia

As sementes de chia trazem vários benefícios para a saúde devido à suas propriedades nutricionais, além de ajudar a emagrecer. Poder ser encontrada sob a forma degrãos, óleo ou farinha e deve ser consumida em pequenas quantidades para não fazer engordar.

Como Usar a Semente de Chia

As sementes de chia in natura podem ser consumidas com frutas, enquanto que a farinha pode ser misturada com sopa, salada, iogurte, suco ou ainda emreceitas de bolos, pães e farofas.

O óleo de chia pode ser usado para temperar os alimentos, mas não conta com as fibras que são fundamentais para emagrecer.

Recomenda-se consumir uma colher de sopa de sementes de chia, in natura ou em farinha, 30 minutos antes das principais refeições, não ultrapassando 4 colheres de sopa por dia, uma vez que a chia é bem calórica e se for consumida em excesso pode fazer a pessoa engordar.

Benefícios da Semente de Chia

  • Rica em antioxidantes, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e o envelhecimento precoce;
  • Auxilia o tratamento da gastrite, protegendo a mucosa do estômago;
  • Melhora o funcionamento do intestino e previne a constipação intestinal;
  • Ajuda a emagrecer por ser rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade, além de possuir ômega 3 que regula o apetite;
  • Contém grandes quantidades de ômega 3 que ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim e triglicerídeos, além de melhorar a circulação sanguínea, diminuindo assim os riscos de doenças cardiovasculares;
  • Contribui para a manutenção dos níveis de glicemia;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Estimula a produção de colágeno, beneficiando a pele;
  • Rica vitaminas do complexo B, zinco, ferro, potássio, magnésio, ômega 3 e ômega 6.

Semente de Chia Emagrece?

A semente de chia ajuda a emagrecer pois é rica em fibras solúveis que formam um gel no estômago durante a digestão, retardando o esvaziamento gástrico e tornando a digestão mais lenta, o que aumenta e prolonga a sensação de saciedade.

Essas fibras também favorecem o trânsito intestinal, diminuindo a sensação de barriga inchada e promovendo a limpeza do organismo.

Por fim, o ômega 3 encontrado em abundância na semente de chia ajuda a regular o apetite, auxiliando o emagrecimento.