Semente de Linhaça

A semente de linhaça dourada ou marrom é rica em ômega 3 e ômega 6, ajuda a emagrecer e traz vários benefícios para a saúde, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.

A linhaça pode ser consumida triturada sob a forma de farinha ou ainda como óleo, embora este último não tenha as mesmas propriedades das sementes.

Benefícios da Linhaça

  • Possui grandes quantidades de ômega 3 e 6, gorduras "boas" essenciais ao organismo;
  • Reduz os níveis de doenças cardiovasculares;
  • É rica em fibras que prolongam a sensação de saciedade, auxiliando a perda de peso;
  • Reduz os riscos de AVC (derrames), uma vez que ajuda a prevenir a formação de trombos;
  • Pode baixar os níveis de LDL (mau colesterol);
  • Tem propriedade anti-inflamatória;
  • Atenua a retenção de líquidos comum no período pré-menstrual.

Óleo de Linhaça

O óleo de linhaça geralmente é consumido sob a forma de cápsulas, embora também possa ser utilizado na preparação dos alimentos. É mais recomendado pelas suas fortes propriedades anti-inflamatórias e em casos em que a necessidade de ômega 3 é bem elevada, sendo bastante indicado em tratamentos de pele e couro cabeludo.

O ômega 3 e ômega 6 encontrados no óleo de linhaça também fazem dele um auxiliar nas dietas para perder peso, embora neste caso não exista o benefício das fibras encontradas nas sementes.

Farinha de Linhaça

Recomenda-se que a farinha de linhaça seja preparada em casa, antes de ser consumida, pois ela oxida com bastante facilidade e pode estragar.

Como fazer farinha de linhaça: Bater as sementes de linhaça no liquidificador durante 5 minutos. Não triturar muito para não oxidar.

Como consumir: 3 colheres de sopa de farinha de linhaça no café da manhã e 3 colheres no almoço são suficientes. A farinha pode ser misturada em sucos, iogurte, granola, sopas, vitaminas.

A linhaça quando é triturada no liquidificador libera todas as suas propriedades nutricionais e só assim é possível obter todos os seus benefícios.

Linhaça Emagrece?

A linhaça ajuda a emagrecer devido às suas propriedades laxativas e desintoxicantes, além de ser rica em fibras que aumentam a saciedade e controlam o apetite.

Além disso, a semente de linhaça facilita a queima de gorduras pelo organismo, evita picos de fome e estimula a produção de um hormônio responsável pelas sensação de saciedade.

Porém, é importante salientar que para emagrecer, o consumo de semente de linhaça deve ser acompanhado de uma dieta balanceada com baixas calorias.