Sintomas da Úlcera

Como reconhecer os sintomas; medidas a tomar

As pessoas com úlceras, quer duodenais, quer gástricas, apresentam um sintoma comum: dor intensa acompanhada de uma sensação de ardor sob as costelas.

No caso da úlcera duodenal, a dor surge uma ou duas horas após as refeições e prolonga-se até a refeição seguinte, sendo aliviada pela ingestão de alimentos (por exemplo, leite) e antiácidos; na úlcera gástrica, a dor surge freqüentemente em crises, que podem desencadear-se durante as primeiras horas da manhã ou logo a seguir à ingestão de alimentos.

As causas de ambos os tipos de úlcera são semelhantes xcesso de ácido no estômago, ESTRESSE, ansiedade, excesso de trabalho, álcool e tabaco. Em ambos os casos, podem surgir complicações, tais como hemorragia e vômitos de sangue.

Consulte o médico sempre que surgirem sintomas; faça-o com urgênciú em caso de dor abdominal súbita, hemorragia ou vômitos. Tratamento em casa:

  • Abstenção de tabaco. Evitar situações de tensão. ingestão de refeições leves e freqüentes à base de leite e uso de antiácidos.
  • Evitar alimentos fritos ou condimentados, café e álcool.