Suco de beterraba não emagrece mas traz benefícios para o treino

O suco de beterraba não emagrece, já que o seu consumo por si só não produz efeitos na perda de peso ou na redução da gordura corporal. Porém, apesar de não ter nenhuma propriedade emagrecedora que aumente o gasto calórico e a queima de gordura, beber suco de beterraba antes de treinar pode melhorar o desempenho físico, o que pode contribuir indiretamente para o emagrecimento, pois treinos mais intensos queimam mais calorias.

Suco de beterraba não emagrece mas traz benefícios para o treino

Suco de beterraba pré-treino

Os benefícios do suco de beterraba para o exercício físico, sobretudo aeróbico, são devidos principalmente à sua ação vasodilatadora. Isso porque a beterraba possui nitrato, que no organismo é transformado em óxido nítrico.

Essa substância provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o aporte de oxigênio e glicose (açúcar) para os músculos. Com mais nutrientes, os músculos trabalham com mais eficiência, aumentando a energia, a força de contração e a resistência física, além de melhorar a recuperação pós-treino.

Dessa forma, o suco de beterraba pode melhorar o desempenho durante o exercício e participar no emagrecimento de forma indireta. Quanto mais intenso for o treino, mais calorias a pessoa irá queimar e mais rápido irá emagrecer.

Saiba mais em: Como queimar calorias mais rápido com pouco tempo para o exercício

Suco de beterraba x energia para treinar

Suco de beterraba não emagrece mas traz benefícios para o treino

O suco de beterraba possui carboidratos (açúcar) de absorção rápida, fornecendo assim energia rapidamente para o treino. Vale lembrar que a beterraba é um alimento com alto índice glicêmico, o que significa que o seu açúcar chega rapidamente à corrente sanguínea.

Mas, atenção! A beterraba não possui muitas calorias e nem é uma fonte tão grande de açúcar como se pode imaginar. Uma beterraba média tem entre 55 e 65 calorias e os carboidratos representam apenas 10 a 11% da sua composição. Mais de 85% da beterraba é água!

Portanto, o suco de beterraba não deve ser usado como única fonte de energia para treinar por duas razões: não é muito calórico e o seu açúcar é rapidamente utilizado pelo corpo.

Por isso, o ideal é combinar o suco de beterraba com proteínas, para retardar a absorção do açúcar, e algum carboidrato de absorção lenta, que fornece energia gradualmente ao longo do exercício.

Veja aqui o que comer antes e depois do treino.

Benefícios do suco de beterraba para a saúde de quem malha

Rico em antioxidantes

Suco de beterraba não emagrece mas traz benefícios para o treino

Além de melhorar o desempenho esportivo, o suco de beterraba é riquíssimo em substâncias antioxidantes como licopeno, betacianina e vitaminas A, E e C.

Os antioxidantes são muito importantes porque protegem contra os radicais livres, que são moléculas instáveis que circulam pelo corpo e danificam as células, favorecendo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, processos inflamatórios e degenerativos.

Pessoas que praticam atividade física intensa produzem muitos radicais livres pois inalam mais oxigênio. O suco de beterraba contribui para neutralizar essas moléculas e reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de prevenir o envelhecimento precoce e doenças da visão como degeneração macular e catarata.

Fonte de vitaminas e minerais

Todas as pessoas precisam de vitaminas e minerais, especialmente aquelas que gostam de malhar pesado. Apesar dos inúmeros benefícios da atividade física para a saúde, já se sabe que os exercícios promovem um desgaste maior do corpo e, se forem muito intensos, podem até baixar a imunidade.

Suco de beterraba não emagrece mas traz benefícios para o treino

O suco de beterraba fornece boas doses de vitaminas A, K, C e E, vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B6, B9) e minerais como ferro, cálcio, potássio, manganês, cobre e magnésio.

Alguns desses nutrientes têm uma poderosa ação antioxidante e todos eles são essenciais para o bom funcionamento do organismo, atuando no sistema imunológico, na reparação dos tecidos, na produção de células, entre outras funções.

Conheça mais sobre cada um deles em: Veja por que a beterraba não engorda e conheça os seus benefícios

Portanto, pode-se concluir que, apesar de não emagrecer, o suco de beterraba é uma bebida muito saudável, com poucas calorias, que pode melhorar o desempenho nos exercícios físicos e trazer diversos benefícios para a saúde graças às suas propriedades nutricionais.

Saiba mais em:

Como Fazer Suco de Beterraba

Conheça 6 benefícios do suco de beterraba para a sua saúde