Suco de carambola: como fazer, benefícios e cuidados ao consumir

O suco de carambola é uma bebida saudável e refrescante que ajuda a emagrecer e pode trazer diversos benefícios à saúde. Fonte de vitaminas A, C, B1 e B2, além de sais minerais como fósforo, potássio e cálcio, o suco de carambola fornece nutrientes que exercem importantes funções no organismo, atuando no ossos, músculos, pele, visão, imunidade, pressão arterial e até na prevenção de doenças como o câncer.

Suco de carambola: como fazer, benefícios e cuidados ao consumir

Suco de carambola emagrece?

O suco de carambola tem poucas calorias e é rico em vitamina A, fibras, água e potássio, nutrientes que contribuem de diferentes formas para o processo de emagrecimento.

Calorias

O suco de carambola é pouco calórico (cada 100 gramas da fruta tem apenas 35 calorias) e por isso pode facilmente ser incluído nas dietas para emagrecer.

Fibras

As fibras promovem saciedade, ou seja, ajudam a controlar o apetite e fazem a pessoa comer menos. Além disso, as fibras reduzem a absorção de açúcar e gorduras pelo intestino, melhoram o trânsito intestinal e auxiliam a limpeza do organismo.

Potássio

O potássio confere ao suco de carambola propriedades diuréticas que combatem a retenção de líquidos, ajudando a desinchar e a perder medidas.

Vitamina A

A carambola é uma boa fonte de vitamina A. Sabe-se que níveis elevados dessa vitamina no corpo podem aumentar a sensação de saciedade e diminuir o tamanho das células de gordura, o também que favorece o emagrecimento.

Benefícios do suco de carambola

Suco de carambola: como fazer, benefícios e cuidados ao consumir

  • É rico em potássio, que participa no armazenamento de proteínas musculares, na contração dos músculos e na modulação do tônus muscular;
  • Possui antioxidantes que protegem as células dos danos provocados pelos radicais livres, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e degenerativos, envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer;
  • Cada 100 gramas de carambola fornece mais de 50% das necessidades diárias de vitamina C, que participa na cicatrização dos tecidos, mantém a integridade dos vasos sanguíneos, atua no crescimento e na remodelação do esqueleto, aumenta a absorção de ferro, reforça o sistema imunológico e ainda tem ação antioxidante;
  • Graças à vitamina B1 (tiamina), o suco de carambola atua no metabolismo dos carboidratos, estimula o apetite e favorece o funcionamento do sistema nervoso;
  • Combate doenças e infecções, uma vez que a vitamina A e a vitamina C desempenham um papel importante na formação e maturação das células de defesa do organismo;
  • Faz bem à pele, melhorando a sua firmeza e consistência, favorecendo a cicatrização, prevenindo o excesso de oleosidade e protegendo contra os radicais livres e os raios UV do sol;
  • Por ser fonte de vitamina A, o suco de carambola contribui para o bom funcionamento da visão e para a prevenção de problemas oculares, como degeneração macular e cegueira noturna;
  • O potássio presente no suco de carambola ajuda a baixar a pressão sanguínea e controlar a hipertensão arterial (pressão alta);
  • A carambola é uma boa fonte de fósforo e cálcio, minerais essenciais para a manutenção da integridade do esqueleto e da saúde dos ossos e dentes.

Veja também: Conheça 10 benefícios da carambola para a sua saúde

Receitas de suco de carambola

Suco de carambola: como fazer, benefícios e cuidados ao consumir

Suco de carambola com limão

Ingredientes:

  • 3 carambolas bem maduras, devidamente higienizadas;
  • Suco de 1 limão;
  • Meio litro de água bem gelada;
  • 2 colheres de sopa de açúcar ou adoçante stevia a gosto.

Como fazer: Corte as carambolas e bata-as no liquidificador juntamente com a água e o açúcar ou adoçante. Acrescente o suco de limão e está pronto para servir.

O limão potencializa o emagrecimento de diversas formas graças ao seu alto teor de ácido cítrico. A fruta favorece o metabolismo das gorduras, elimina toxinas, tem propriedades diuréticas, melhora o metabolismo do organismo e ainda ajuda a prevenir a formação de gases intestinais que deixam a barriga inchada. Saiba mais em: 13 Benefícios do Suco de Limão

Suco de carambola com framboesa

Ingredientes:

  • 3 carambolas bem maduras picadas e devidamente higienizadas;
  • 50 gramas de framboesa, de preferência congelada;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 8 a 10 pedras de gelo;
  • 2 colheres de sopa de açúcar ou adoçante stevia a gosto.

Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um suco homogêneo. Desligue o liquidificador e acrescente o gelo (8 a 10 pedras). Bata novamente até que o gelo esteja totalmente diluído e já pode servir.

A framboesa é rica em vitamina C e tem propriedades anti-inflamatória e diurética, que favorecem o processo de perda de peso. Além disso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e melhora a circulação. 50 gramas da fruta tem cerca de 60 kcal.

Dica: Beba o suco de carambola sem coar para aproveitar as fibras!

Suco de carambola faz mal?

Apesar dos seus benefícios e das suas propriedades nutricionais, o consumo de carambola ou do seu suco pode provocar intoxicações neurológicas graves em pessoas com insuficiência renal crônica.

Isso porque a carambola possui uma toxina que não é filtrada pelos rins desses pacientes devido ao comprometimento da função renal. Como consequência, a toxina acumula-se na circulação sanguínea e afeta o funcionamento do cérebro, causando crises de soluços, vômitos, confusão mental, fraqueza muscular, convulsões e até a morte.

Mesmo quem não tem problemas nos rins deve consumir carambola com moderação, já que a fruta contém grandes concentrações de ácido oxálico, que pode provocar lesão renal aguda pela formação de pedras nos rins e por danos diretos às células renais.

A ingestão de 300 ml de suco puro de carambola ou de 12 frutas inteiras já é suficiente para formar depósitos de cristais nos rins. Por isso, o ideal é consumir sempre com moderação. Já os pacientes renais crônicos não devem beber suco de carambola devido aos efeitos neurotóxicos.

Saiba mais sobre o assunto em: Carambola faz mal? Entenda a relação da fruta com os rins