Suco de couve com laranja: para que serve, benefícios, receitas

O suco de couve com laranja pode ser usado para desintoxicar o corpo, prevenir doenças e até ajudar a emagrecer. A couve e a laranja possuem fibras que melhoram o funcionamento do intestino, promovem uma limpeza do organismo e prolongam a sensação de saciedade. A ação antioxidante do suco ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e o envelhecimento precoce. Rico em vitamina C e ferro, o suco de couve com laranja também serve para auxiliar o tratamento da anemia, além de ter cálcio, essencial para a saúde dos ossos. Confira esses e outros benefícios que o suco de couve com laranja pode trazer à sua saúde.

Suco de couve com laranja: para que serve, benefícios, receitas

Benefícios do suco de couve com laranja

Ajuda a prevenir vários tipos de câncer

A couve contém compostos fenólicos, um grupo de substâncias antioxidantes que diminui a proliferação de células cancerígenas, contribuindo assim para reduzir o risco de diversos tipos de câncer, sobretudo de pulmão, intestino, próstata, rim e ovário.

Além disso, a laranja possui beta-caroteno (vitamina A) e vitamina C, que também têm ação antioxidante e por isso atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e câncer. Os antioxidantes são muito importantes porque neutralizam os radicais livres, que são moléculas instáveis que circulam pelo corpo e danificam as células, podendo causar diversos tipos de doenças e problemas de saúde.

Vale lembrar que para usufruir das propriedades anticancerígenas da couve, o vegetal deve ser consumido cru, que é a forma indicada para preparar o suco.

Combate a anemia

O suco de couve com laranja combina o ferro, presente em boas quantidades na couve, com a vitamina C, encontrada nos dois ingredientes. Apesar do ferro da couve não ser tão bem absorvido como aquele dos alimentos de origem animal, existe a vantagem desse ferro vir acompanhado de vitamina C, que facilita o aproveitamento do mineral pelo organismo. O ferro é essencial para a fabricação dos glóbulos vermelhos e previne anemias de origem nutricional.

Previne doenças cardiovasculares

A laranja possui hesperidina, uma substância que melhora a função dos vasos sanguíneos e ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, além de ser fonte de potássio, que auxilia no controle da pressão arterial. Já o consumo frequente de couve diminui a concentração de homocisteína no sangue, um aminoácido que em altas concentrações eleva o risco de doenças cardiovasculares.

Melhora o funcionamento do intestino e limpa o organismo

O suco de couve com laranja é rico em fibras, presentes em grandes quantidades nos dois alimentos. As fibras favorecem a passagem do bolo fecal pelos intestinos, melhorando o trânsito intestinal e prevenindo assim a prisão de ventre. Além disso, as fibras fazem um limpeza no organismo, atuando como "buchas" ou "lixas" ao longo do trajeto dos intestinos, eliminando toxinas e desintoxicando o corpo.

Ajuda a emagrecer

A laranja possui pectina, uma substância que ajuda a digestão e reduz a absorção e o armazenamento de gordura pelo corpo. As fibras do suco de couve com laranja aumentam a sensação de saciedade, ou seja, ajudam a controlar o apetite e diminuir as porções nas refeições. Outro benefício das fibras para emagrecer é que elas retardam a absorção dos carboidratos (açúcares), ajudando a impedir que sejam absorvidos rapidamente e armazenados sob a forma de gordura.

Mas, atenção! Enquanto a couve tem pouquíssimas calorias, cada laranja tem em média cerca de 60 a 70 calorias. Por isso, quem quer emagrecer deve utilizar apenas uma laranja para fazer o suco.

Leia também:

Suco de couve para emagrecer: aprenda a fazer e veja os benefícios

Veja por que o suco de couve com limão e gengibre ajuda a emagrecer

Receitas de suco de couve com laranja

Receita I

Ingredientes:

  • 1 laranja;
  • 1 folha de couve;
  • 100 ml de água;
  • Gelo.

Como fazer: Esprema a laranja para obter o suco. Depois, bata no liquidificador o suco da laranja (sem coar) juntamente com a couve e a água, até obter um suco homogêneo. Acrescente gelo a gosto e beba a seguir, sem coar.

Receita II

Ingredientes:

  • 1 laranja;
  • 1 folha de couve;
  • 1 colher (sopa) de linhaça germinada.

Como fazer: Para germinar a linhaça, adicione 1 colher de sopa de linhaça em 1 copo com água e deixe de molho durante 6 horas. Quando a linhaça se tornar um gel, já pode ser usada para fazer o suco. Esprema a laranja para obter o suco e bata no liquidificador o suco da laranja (sem coar) juntamente com a couve e a linhaça. Acrescente gelo a gosto e beba a seguir, sem coar.

Dicas: Beba o suco de couve com laranja logo a seguir ao preparo para aproveitar todos os nutrientes e utilize um pouco do bagaço da laranja, pois é rico em fibras.

Também podem lhe interessar:

8 benefícios do suco de couve para sua saúde

3 receitas de suco de couve com abacaxi para desinchar e emagrecer

Aprenda a fazer suco de couve para gastrite