Suco de Inhame: descubra os benefícios, para que serve e como fazer

O suco de inhame é uma excelente forma de aproveitar os benefícios do inhame, um tubérculo parecido com a mandioca que é rico em propriedades nutricionais e funcionais. O inhame serve para aliviar cólicas, prevenir doenças, aumentar os níveis de energia, controlar colesterol e diabetes, além de ser especialmente benéfico para as mulheres, pois ajuda a amenizar os sintomas da TPM e menopausa.

Suco de Inhame: descubra os benefícios, para que serve e como fazer

Benefícios e propriedades do inhame

Controle do diabetes

O inhame é fonte de carboidratos complexos, que são digeridos lentamente e demoram mais para serem transformados em açúcar, o que ajuda a controlar o diabetes. Isso porque a digestão mais lenta do carboidrato evita picos de açúcar no sangue que sobrecarregam o pâncreas, que precisa produzir mais insulina para metabolizar a glicose.

Melhora os sintomas da TPM e menopausa

Possui um hormônio vegetal chamado diosgenina, que ajuda a equilibrar os níveis hormonais nas mulheres e amenizar assim os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e da menopausa. O consumo de inhame por 30 dias pode equilibrar os níveis hormonais em mulheres após a menopausa, podendo ser uma alternativa à própria reposição hormonal. Outro nutriente que combate os efeitos indesejados da TPM é a vitamina B6, também presente no inhame.

Ajuda a emagrecer

Como os carboidratos do inhame vão liberando o açúcar gradualmente na corrente sanguínea, o açúcar não é absorvido rapidamente e transformado em gordura, que é outra consequência dos picos de glicemia citados no item anterior. Além disso, o inhame também tem poucas gorduras e possui muitas fibras. As fibras são importantes para melhorar o funcionamento do intestino e aumentar a sensação de saciedade, ajudando assim a pessoa a comer menos e emagrecer.

No entanto, vale lembrar que o inhame é rico em carboidratos e tem 116 calorias em cada 100 g. Por isso, se não for consumido com moderação, pode fazer engordar. O inhame só irá contribuir para o processo de emagrecimento se fizer parte de uma dieta equilibrada, com poucas calorias.

Rico em vitaminas A, C e do complexo B

A vitamina A ajuda a proteger a pele dos raios do sol e é fundamental para a visão. A vitamina C desempenha um importante papel no sistema imunológico e na coagulação sanguínea, enquanto que as vitaminas do complexo B são importantes para o funcionamento do sistema nervoso.

Ação antioxidante e antiespasmódica

As vitaminas A e C têm uma forte ação antioxidante, ou seja, neutralizam os radicais livres que danificam as células e causam envelhecimento precoce, processos inflamatórios, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

A ação antiespasmódica do inhame auxilia o tratamento de cólicas, espasmos musculares ecrises de asma.

Prevenção da osteoporose e combate à fadiga

O inhame também é fonte de minerais como cálcio e fósforo. O cálcio é fundamental para a saúde dos ossos, sendo essencial na prevenção e tratamento da osteoporose, enquanto que o fósforo ajuda o organismo a ter mais energia, sendo por isso indicado para pessoas cansadas e com falta de energia.

Pode baixar a pressão alta e o colesterol

Outro mineral presente no inhame é o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Já as fibras diminuem a absorção de gorduras e contribuem assim para a redução das taxas de colesterol. A diosgenina também ajuda a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Além disso, a vitamina B6 favorece a integridade da parede dos vasos sanguíneos. Tudo isso, somado ainda com as propriedades antioxidantes do inhame, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, como infarto.

Suco de inhame para prevenir a Dengue

O consumo de suco de inhame tem sido associado à prevenção da Dengue. Essa crença talvez seja devida às vitaminas do complexo B, que podem funcionar como repelente para o mosquito. Contudo, mesmo sendo rico nessas vitaminas, seria necessário ingerir uma quantidade muito grande para elas terem algum efeito como repelente, o equivalente a 10 comprimidos por dia.

Por ser um alimento de fácil digestão e rico em nutrientes, o inhame pode prevenir alergias e até melhorar a imunidade, pois é facilmente digerido e absorvido pelo corpo. No entanto, não existe nenhuma evidência ou estudo científico que comprove que o inhame possa prevenir ou mesmo tratar a dengue.

Receitas de suco de inhame

Suco de inhame com limão

Ingredientes:

  • 1 inhame médio descascado e cru;
  • 1 limão;
  • 1 prato de salada pequeno de chicória ou salsinha crua;
  • 1 copo de 200 ml água

Como fazer:

  1. Cortar o inhame em pedaços menores;
  2. Espremer o limão para tirar o suco;
  3. Colocar o inhame, o suco do limão e a chicória ou a salsinha no liquidificador;
  4. Bater e beber com ou sem gelo.

Suco de inhame com maçã e limão

Ingredientes:

  • 1 maçã;
  • 1 limão;
  • 1 inhame cru pequeno, sem casca;
  • 500 ml de água.

Como fazer:

  1. Cortar o inhame e a maçã em pedaços menores;
  2. Espremer o limão para tirar o suco;
  3. Bater tudo no liquidificador e beber com ou sem gelo.

Além do suco, existem diversas formas de consumir o inhame. Ele pode substituir a batata em muitos pratos, como purê, inhoque e pães; também pode ser usado cru em saladas ou preparado cozido ou refogado. Uma dica para aumentar ainda mais a quantidade de fibras é cozinhar o inhame com a casca.

Leia também:

Elixir de inhame: Saiba para que serve e como tomar

Chá de inhame para estimular a ovulação e ajudar a engravidar