10 Benefícios do tamarindo: Conheça as incríveis propriedades da fruta

O tamarindo é uma fruta originária da África, muito cultivada e consumida no nordeste do Brasil. O fruto tem a forma de uma vagem com até 15 cm de comprimento e no seu interior estão as sementes envolvidas pela polpa. Um dos mais conhecidos benefícios do tamarindo é a sua ação laxativa, sendo muito usado para tratar intestino preso. Contudo, os seus benefícios para a saúde não ficam por aí.

10 Benefícios do tamarindo: Conheça as incríveis propriedades da fruta

A fruta é rica em vitaminas C, E e B1, além de ser uma boa fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo. O tamarindo pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, baixar os níveis de colesterol, controlar o diabetes, faz bem para a pele, músculos, ossos e dentes e pode até ajudar a emagrecer. Confira esses e outros benefícios que o tamarindo pode trazer para a sua saúde.

Prisão de ventre

As fibras do tamarindo atuam como um laxante natural, aumentando o bolo fecal e favorecendo a sua passagem pelo intestino. Contudo, é importante lembrar que o aumento do consumo de fibras deve ser acompanhado por um aumento da ingestão de água, já que a água amolece o bolo fecal e reduz assim o esforço para expelir as fezes.

Suco de tamarindo para soltar o intestino

10 Benefícios do tamarindo: Conheça as incríveis propriedades da fruta

Ingredientes:

  • Suco de 2 limões;
  • 100 g de polpa de tamarindo;
  • Mel a gosto;
  • 500 ml de água.

Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um suco homogêneo e beba a seguir.

Emagrecimento

Calorias

O tamarindo é bastante calórico, com cerca de 280 calorias em cada 100 gramas e aproximadamente 73% de carboidratos em sua composição. Portanto, deve ser consumido com muita moderação para não engordar. Por outro lado, na dose certa, o tamarindo pode ser incluído nas dietas para emagrecer e contribuir para o processo de perda de peso.

Fibras

As fibras solúveis do tamarindo formam uma espécie de gel que se expande no estômago, o que aumenta a sensação de saciedade e ajuda a pessoa a comer menos. As fibras também reduzem a absorção de açúcar e gorduras pelo intestino, favorecendo o emagrecimento.

10 Benefícios do tamarindo: Conheça as incríveis propriedades da fruta

Baixo índice glicêmico

Devido ao seu elevado teor de fibras e à sua acidez, o tamarindo possui baixo índice glicêmico. Isso significa que ele liberta o açúcar lentamente na corrente sanguínea, evitando assim picos de glicemia que estimulam o corpo a acumular gordura e fazem a pessoa sentir fome em pouco tempo.

Colesterol e diabetes

O tamarindo possui um tipo de fibra solúvel chamada pectina, que diminui a absorção de açúcar e gordura pelo intestino, ajudando a controlar os níveis sanguíneos de colesterol e glicose. Além disso, o baixo índice glicêmico do tamarindo pode ter ação direta no metabolismo de pessoas diabéticas, pois além de evitar picos de açúcar, prolonga a sensação de saciedade e leva a uma menor ingestão de alimentos.

Ação antioxidante

O tamarindo fornece boas quantidades de vitamina C e E, que têm propriedades antioxidantes e protegem o organismo contra os radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis que circulam pelo corpo e danificam as células, podendo causar envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. Os antioxidantes ajudam a anular esses efeitos nocivos, contribuindo assim para a prevenção desses males.

Pele

10 Benefícios do tamarindo: Conheça as incríveis propriedades da fruta

A vitamina C atua na produção de colágeno, um tipo de tecido conjuntivo que melhora a firmeza e a consistência da pele, além de favorecer a cicatrização. Os efeitos antioxidantes da vitamina C também protegem a pele do envelhecimento causado pelos radicais livres.

Propriedades medicinais

As folhas do tamarindo têm propriedades vermífugas e as tisanas preparadas com a polpa podem ser usadas para auxiliar o tratamento de doenças febris, irritações intestinais, cólicas do fígado e disenteria.

Vitamina B1

O tamarindo está entre as frutas que mais contêm vitamina B1, também chamada de tiamina. Este micronutriente atua no metabolismo dos carboidratos, estimula o apetite e favorece o funcionamento do sistema nervoso. A falta de vitamina B1 provoca falta de apetite, depressão, fadiga, problemas neurológicos e Beribéri, uma doença que causa paralisia e atrofia muscular.

Músculos

10 Benefícios do tamarindo: Conheça as incríveis propriedades da fruta

O tamarindo é rico em potássio, que participa no armazenamento de proteínas musculares, na contração dos músculos e na modulação do tônus muscular, além de prevenir cãibras.

Ossos e dentes

O tamarindo é uma das frutas mais ricas em fósforo, além de ser uma boa fonte de cálcio. Esses minerais são essenciais para a manutenção da integridade do esqueleto e da saúde dos ossos e dentes.

Anemia

O tamarindo combate a anemia porque fornece ferro e vitamina C. O ferro é essencial para produzir hemoglobina, proteína que dá cor ao glóbulo vermelho e tem o papel de transportar o oxigênio para os tecidos do corpo. Já a vitamina C aumenta a absorção de ferro pelo organismo.

Para usufruir de todos os benefícios do tamarindo, a fruta deve ser consumida in natura ou em polpa. Contudo, apesar de ser doce, o tamarindo é bastante ácido, daí ser mais difícil consumi-lo em sua forma natural. O tamarindo também pode ser usado para preparar molhos, doces, sucos, sorvetes, licores ou ainda ser utilizado como tempero.