Teste de Gravidez, Quando Fazer?

O teste de gravidez pode ser feito a partir do primeiro dia de atraso da menstruação ou cerca de 14 dias depois da ovulação, mas a exatidão do resultado irá depender do tipo de exame de gravidez, que pode ser o teste de farmácia caseiro, feito com urina ou o exame de sangue.

Quando fazer o teste de gravidez de farmácia

O ideal é fazer o teste de gravidez caseiro, comprado na farmácia, uma semana depois do atraso da menstruação, logo de manhã ao acordar, com a primeira urina do dia.

O teste de farmácia detecta a presença de HCG na urina, um hormônio que só é produzido pela mulher durante a gravidez, sendo uns testes mais sensíveis do que outros.

Geralmente os mais caros são os mais sensíveis, podendo detectar gravidez alguns dias antes do atraso da menstruação. Entretanto, outros testes de urina menos sensíveis podem dar negativo quando a mulher já está grávida, por isso é recomendado fazer o teste de farmácia com uma semana de atraso da menstruação.

Quando fazer o exame de sangue para detectar gravidez

O exame de sangue pode detectar gravidez a partir de 12 dias após a ovulação, sendo mais preciso que os testes de farmácia que estão dependentes da concentração da urina.

Exame de sangue qualitativo: Este exame diz se a mulher está grávida apresentando um resultado semelhante aos testes de farmácia, ou seja, negativo ou positivo.

Exame de sangue quantitativo (beta): O exame quantitativo é conhecido como beta pois mede a subunidade beta do HCG, considerando que a mulher está grávida quando a concentração de HCG no sangue seja pelo menos de 25 IU/l. Esse exame apresenta informações sobre a concentração do hormônio que podem ser relevantes do ponto de vista médico, por isso é o mais aconselhado.