Anorexia - Sintomas e Tratamento

A anorexia é de fato obsessão pela magreza é o medo enorme de ficar gorda, é um distúrbio alimentar que atinge principalmente mulheres jovens .

Muitas vezes, a anorexia surge entre os 15 e os 25 anos, mas pode desenvolver-se em crianças mais novas e em pessoas mais velhas. Embora 90% das pessoas que desenvolvem anorexia sejam mulheres, esta doença também afeta os homens.

A anorexia influencia no crescimento e na maturidade sexual, baixo rendimento intelectual, queda de cabelo, quebra das unhas, amolecimento dos dentes, enfim, todo o quadro associado à desnutrição. E sem contar que a pessoa sente um medo assustador de engordar. A amenorréia é um dos sintomas da anorexia, que é a falta da menstruação, devido a falta de hormônios necessários para o ciclo. O aparecimento da doença pode estar ligado geralmente não somente às questões emocionais, mas sim por stress causado por decepções, interação social mal adaptada, fatores biológicos, psicológicos, fatores familiares, em geral fatores depressivos.

Vale ressaltar que a mídia tem sido uma forte agravante nessa procura louca pelo corpo perfeito, eles mostram que o padrão de beleza é um corpo esquelético, é normal que uma jovem queira fazer o que se pede, pois nesta fase da vida eles adotam tudo para estar na moda. Conseqüência disso é a infelicidade e insatisfação que atinge as mulheres, acabam por tornar-se uma doença como a anorexia, as pessoas portadoras desse distúrbio alimentar podem até comer, mas em seguida da um jeito de colocar tudo para fora sendo com laxantes ou vômitos o que se dá nas doenças já citadas a cima e também em anemias e doenças mais profundas.

Como Tratar

O tratamento para esse distúrbio é muito difícil, pois é preciso força de vontade para prosseguir o tratamento, como ainda não existem medicamentos que estabeleça uma imagem de corpo perfeito, são usados remédios que para a melhora de humor e um possível ganho de peso ,mas o tratamento a base de remédios não é o principal, mas também a base de reeducação alimentar que serão aplicadas pelo medico especialista. Por vezes, a pessoa com anorexia pode ficar tão fraca que necessita de dar entrada no hospital. Se este for o caso, o hospital irá gerir o seu consumo de alimentos e fluidos.

Sendo assim sabemos que  sociedade impõe padrões de beleza fora do normal focando a magreza como sinônimo de beleza,glamour e poder, e a gordura como desleixo, feiúra e descuido com o próprio corpo, é preciso conscientizar desde cedo que é preciso ter uma vida saudável, certo que sem exageros mais saudável, não abrir mão de uma alimentação adequada por uma visão de um corpo perfeito é preciso saber, mostrar e entender que o que vale a pena é está em dias com nossa saúde.