Tome Vitamina D de Forma Natural Ingerindo esses 9 Alimentos

A vitamina D está naturalmente presente em alguns alimentos de origem animal como peixes, fígado e queijos, sendo a dose diária recomendada de 600 UI (Unidades Internacionais). Confira 9 alimentos ricos em vitamina D:

  1. Óleo de fígado de bacalhau: Pode ser consumido em cápsulas e possui 10.000 UI em 100 ml;
  2. Salmão: De todos os peixes, o salmão é o mais rico em vitamina D, com 650 UI em cada 100 g;
  3. Atum enlatado: 154 UI em cada 100 g, cerca de 1/3 da dose diária recomendada, embora o atum conservado em óleo contenha mais vitamina D;
  4. Sardinha: Fornece doses menores de vitamina D quando comparada aos outros peixes, mas não deixa de ser uma boa fonte do nutriente, com 400 UI por 100 g de peixe;
  5. Camarão: Este crustáceo possui 100 UI em cada porção de 100 g;
  6. Gema de ovo: Uma gema de ovo grande fornece entre 37 e 100 UI de vitamina D e não prejudica o coração;
  7. Ricota: Um copo de ricota oferece 25 UI, com a vantagem de ser um dos queijos mais indicados para quem faz dieta por ser pobre em gorduras;
  8. Fígado: 100 g de fígado de vaca fornece 42 UI de vitamina D, sendo também uma boa fonte de ferro;
  9. Manteiga: 56 UI em cada 100 g.

Alimentos como leite, iogurtes e cereais muitas vezes são reforçados com vitamina D, o que torna mais rara a deficiência deste nutriente na alimentação. Os benefícios da vitamina D vão desde a absorção do cálcio à prevenção e tratamento da esclerose múltipla, além de reduzir os riscos de diversas doenças.

Problemas Causados pela Falta de Vitamina D

  • Raquitismo em crianças;
  • Osteoporose;
  • Aumento dos riscos de infarto e AVC (derrame);
  • Queda da imunidade e aumento das chances de infecções;
  • Filhos de mulheres com baixos níveis de vitamina D na gravidez têm mais chances de desenvolver esclerose múltipla;
  • Hipertensão arterial;
  • Câncer.