Tratamento Caseiro para Bipolaridade

O tratamento caseiro para bipolaridade consiste numa série de mudanças no estilo de vida e na alimentação, que devem complementar o tratamento medicamentoso e a psicoterapia. O objetivo é manter o transtorno bipolar sob controle, um vez ele não tem cura.

Tratamento Natural para Bipolaridade

Alimentação e Nutrientes para Tratar a Bipolaridade

Ômega 3

É um óleo essencial que o corpo não produz e é fundamental para a sobrevivência do ser humano. Está presente em peixes como salmão, sardinha, atum, cavala, bacalhau, arenque, óleo de peixe, óleo de canola, cereais e sementes.

Estudos mostraram que o ômega 3 pode auxiliar o tratamento da depressão, logo, é benéfico para ajudar a tratar o transtorno bipolar.

Vitaminas do complexo B

Indivíduos que sofrem de bipolaridade tendem a apresentar deficiência de vitaminas do complexo B. A falta dessas vitaminas pode prejudicar o funcionamento do cérebro, podendo levar a episódios depressivos graves.

As vitaminas do complexo B estão presentes nas carnes em geral, ovos, leite e derivados.

Outros Nutrientes

Ácido fólico, fibras, vitamina D, vitamina E, magnésio, cálcio, colina, ferro e zinco também parecem combater os sintomas depressivos do transtorno bipolar, mas ainda não existem estudos que confirmem as doses necessárias e a eficácia desses nutrientes no tratamento.

Mudanças no Estilo de Vida para Tratar a Bipolaridade

  • Diminuir os níveis de estresse;
  • Ter hábitos saudáveis de alimentação e sono;
  • Não consumir bebidas com cafeína (café, alguns chás e refrigerantes);
  • Não consumir sustâncias psicoativas como anfetaminas e cocaína;
  • Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas.