Tratamento de Canal para Dente Inflamado

O tratamento de canal de um dente inflamado deve ser feito quando a cárie atinge a polpa do dente, podendo danificar, infeccionar ou causar a morte dessa estrutura. O procedimento não dói e pode ser feito em uma ou mais sessões. É uma forma de salvar o dente inflamado que, de outra forma, teria que ser extraído.

Como é Feito o Tratamento de Canal

  1. O endodontista aplica uma anestesia no local a ser tratado;
  2. É feita uma abertura na parte superior do dente;
  3. A polpa dental, que pode estar morta, infeccionada ou danificada, é então removida;
  4. O espaço que era ocupado pela polpa é desinfetado, limpo e alargado;
  5. O espaço vazio é preenchido com um material específico para não ficar oco e impedir a entrada e proliferação de bactérias;
  6. A cavidade é selada com um cimento apropriado. Pode ser colocado um pino de plástico ou metal no canal para aumentar a resistência;
  7. No fim do procedimento, uma coroa ou restauração é colocada sobre o dente, restaurando o seu formato e dando-lhe uma aparência natural.

Se a polpa do dente estiver viva e sem infecção, o tratamento pode ser feito numa única consulta. No caso de haver muito inchaço, pus, ou se a polpa estiver morta ou infectada por bactérias, o procedimento é feito em mais sessões.

Antes de realizar o tratamento de canal é preciso controlar a infecção para reduzir os riscos do tratamento e por ser mais difícil a anestesia fazer efeito se o dente estiver inflamado.

Tratamento de Canal Dói?

O tratamento de canal não dói. Devido ao avanço das técnicas e dos medicamentos, é muito provável que a pessoa não sinta dor.

Após o tratamento o dente fica sensível por alguns dias, mas os sintomas desaparecem à medida que a inflamação diminui e o dente começa a se recuperar.

Sintomas de Dente Inflamado

Os seguintes sintomas caracterizam um dente inflamado e podem indicar a necessidade de tratamento de canal:

  • Dor intensa e constante;
  • Inchaço;
  • Inflamação na gengiva;
  • Sensibilidade e dor ao toque;
  • Febre.