Tratamento do Câncer de Boca

O tratamento do câncer de boca pode ser feito através de cirurgia, radioterapia ou ainda quimioterapia, aplicados de forma isolada ou associada. O tipo de tratamento irá depender do estágio e da localização do tumor.

Câncer de Boca tem Cura?

O câncer de boca tem cura, sendo maior as probabilidades de cura se a doença for diagnosticada precocemente. Na fase inicial da doença, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados no tratamento do câncer bucal, com uma taxa de cura de 80% dos casos.

Cirurgia de Câncer de Boca

O tratamento cirúrgico do câncer de boca consiste na retirada total do tumor e de algum tecido ao redor para assegurar a margem de segurança necessária. Dependendo do caso, a cirurgia pode ser associada à radioterapia.

Pode ser necessário estender a cirurgia para o pescoço (esvaziamento cervical) para remover gânglios linfáticos que tenham sido atingidos pelo tumor. Nestes casos, o prognóstico é reservado devido às chances de proliferação do câncer para outras partes do corpo.

Radioterapia para Câncer de Boca

Radioterapia é a aplicação de raios de alta energia que matam as células tumorais ou diminuem o tamanho do tumor. Pode ser utilizada para atingir células cancerosas que não foram retiradas com a cirurgia, diminuindo as chances do câncer de boca voltar. No Brasil, este método de tratamento é usado principalmente de forma complementar à cirurgia.

Quimioterapia para Câncer de Boca

A quimioterapia consiste na administração de medicamentos por via oral ou injetada, com o objetivo de matar as células cancerosas. Pode ser usada em casos mais avançados para diminuir o tamanho do tumor e possibilitar o tratamento através da cirurgia ou da radioterapia. O prognósticos nestes casos é extremamente grave.

Sintomas de Câncer de Boca

  • Feridas na boca que não cicatrizam no espaço de uma semana;
  • Ulcerações superficiais indolores, com menos de 2 cm de diâmetro, que podem sangrar ou não;
  • Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal;
  • Dificuldade para falar, mastigar e engolir;
  • Emagrecimento acentuado;
  • Dor e presença de caroços no pescoço (casos avançados).