Tratamento para Dermatite Atópica

O tratamento da dermatite atópica é feito através do controle dos fatores que desencadeiam as crises, além de pomadas, cremes e medicamentos via oral para reduzir a coceira, combater o ressecamento, diminuir a inflamação e evitar novas crises.

Medicamentos para Dermatite Atópica

O tratamento medicamentoso da dermatite atópica consiste na aplicação de pomadas com corticóides e administração de medicamentos anti-histamínicos para reduzir a coceira.

Casos mais graves de dermatite atópica podem necessitar da administração de corticóides por via oral ou intravenosa.

O médico poderá também indicar o uso de medicamentos antibióticos de uso tópico ou oral no caso da pele estar infeccionada.

Tratamento Natural da Dermatite Atópica

O tratamento caseiro ou natural da dermatite atópica consiste numa série de medidas para evitar ou diminuir o tempo de duração das crises:

  • Utilizar um sabonete próprio para crianças ou para pessoas com pele sensível e propensas a alergias;
  • Usar pouca quantidade de sabonete para não ressecar a pele;
  • Tomar banhos curtos, com água morna ou fria. Banhos demorados em água muito quente devem ser evitados;
  • Não usar bucha ou esponja de banho para lavar o corpo;
  • Aplicar creme hidratante todos os dias após o banho. Se a pele continuar ressecada, o hidratante deve ser aplicado nessas áreas mais de uma vez ao dia;
  • Vaselina semi-sólida ou líquida atua como hidratante e pode substituir os cremes hidratantes convencionais quando estes causam ardência na pele que está mais sensível devido à alergia;
  • Evitar roupas de tecido sintético;
  • Não usar muita roupa ou se agasalhar em excesso;
  • Lavar as roupas de cama e banho preferencialmente com sabão de coco e evitar o uso de amaciante;
  • Retirar o pó de todos os cômodos da casa, principalmente do quarto, e evitar objetos que possam acumulá-lo;
  • Aplicar compressas frias para aliviar a coceira.

Dermatite Atópica tem Cura?

A dermatite atópica não tem cura. Contudo, seguindo um tratamento adequado e adotando as medidas necessárias para prevenir as crises, é possível mantê-la sob controle.

Na maioria dos casos, a dermatite tópica melhora gradualmente à medida que a criança cresce. Muitas crianças apresentam uma melhora significativa por volta dos 5 anos e a maioria deixará de ter crises na adolescência.

São poucos os casos em que a dermatite atópica permanece na fase adulta.

Dermatite Atópica

Dermatite atópica ou eczema atópico é uma inflamação da pele que causa vermelhidão e coceira intensa, podendo às vezes provocar a descamação da pele.

É um distúrbio genético que afeta principalmente bebês e geralmente está associada a outros casos de dermatite atópica na família, ou ainda asma, bronquite e rinite alérgica.