Tratamento para Dermatite Seborreica

O tratamento da dermatite seborreica inclui medicamentos anti-inflamatórios, antifúngicos e corticóides de uso tópico na forma de shampoos, sabonetes, loções e pomadas, ou ainda medicamentos via oral.

A dermatite seborreica atinge principalmente o couro cabeludo (caspa) e o rosto, não tem uma cura definitiva e o tratamento visa controlar os sintomas.

Medicamentos para Dermatite Seborreica

O tratamento da dermatite seborreia é feito de acordo com a idade do indivíduo e com a intensidade e extensão dos sintomas.

Nos casos mais leves, a aplicação de loções, sabonetes ou shampoos com cetoconazol, piroctona olamina, ácido salicílico e redutores como coaltar purificado costumam ser suficientes.

As formas intermédias de dermatite seborreica podem necessitar da aplicação de corticóides e antimicóticos durante 5 a 8 dias, além dos outros medicamentos citados anteriormente.

Casos mais graves e disseminados precisam ser tratados com corticóides ou itraconazol por via oral, além da aplicação de raios ultravioleta, método conhecido como PUVA.

Alguns dos medicamentos usados para tratar a dermatite seborreica:

  • Sulfeto de selênio: Tem ação anti-seborréica e inibe o crescimento dos fungos. O uso prolongado pode provocar irritação ou uma seborréia de reação;
  • Piritionato de zinco: Utilizado em shampoos, tem ação antifúngica;
  • Piroctona olamina: Combatem o crescimento dos fungos e são utilizados sob a forma de shampoos, loções e cremes;
  • Cetoconazol e bifonazol: Possuem elevado poder fungicida, além de propriedades anti-inflamatórias. Podem ser usados na forma de loções, cremes e shampoos;
  • Coaltar: Inibe o crescimento dos fungos e é usado em associação com o ácido salicílico ou outro antifúngico na forma de cremes e shampoos;
  • Corticóides tópicos: São utilizados na forma de loções, géis, cremes, soluções e pomadas, mas causam diversos efeitos colaterais quando aplicados em áreas mais extensas ou na pele de crianças e idosos.

Veja também: como acabar com a dermatite seborreica com tratamentos naturais.