Tratamento para Onicomicose

A onicomicose (micose de unha) é uma infecção causada por fungos que acomete a unha. O tratamento da onicomicose subungueal ou onicomicose superficial branca é feito com medicamento tópico, via oral ou combinado entre os dois. O custo dos medicamentos é elevado e o tratamento pode levar longos períodos.

Tratamento Tópico para Onicomicose

Segundo estudos, os medicamentos tópicos em forma de esmalte como a Amorolfina 5% e o Ciclopirox 8% mostraram-se mais efetivos que outros medicamentos em forma de soluções ou pomadas, por apresentarem um poder de penetração maior. A Amorolfina está indicada para uso semanal enquanto que o Ciclopirox deve ser usado diariamente.

Tratamento da Onicomicose com Medicamento Via Oral

Os medicamentos mais utilizados são Griseofulvina, Terbinafina, Itraconazol e o Fluconazol, sendo a Terbinafina e o Itraconazol os mais eficazes. O tratamento com ambos medicamentos dura de 6 a 12 semanas quando a micose é nas unhas das mãos e 12 a 24 semanas quando é nas unhas dos pés.

Tratamento Caseiro para Onicomicose

Um tratamento natural para a micose da unha e que pode ser usado para auxiliar na cura da doença é o alho. Para isso deve fazer uma mistura de azeite de oliva com alho picado e aplicar sobre as unhas afetadas, deixando agir por alguns minutos. A mistura deve ser aplicada todos os dias durante, pelo menos, 6 meses. Fazer apenas a quantidade de mistura necessária para um dia, garantindo assim que o alho mantenha as suas propriedades terapêuticas.