Trigo Verde: Propriedades e Benefícios

O trigo verde (freekeh) possui propriedades nutricionais que trazem diversos benefícios para a saúde, auxiliando a regulação do intestino, o controle do diabetes e até ajudando a emagrecer.

Algumas das propriedades e benefícios do trigo verde:

  • Rico em luteína e zeaxantina: Essas substâncias carotenoides com ação antioxidante protegem o organismo da ação nociva dos radicais livres e estão presentes no olho (mácula), reduzindo o risco de degeneração macular com a idade;
  • Tem alto teor de proteínas: Cada 100 g de trigo verde contém quase 13 g de proteínas, o que faz dele uma boa alternativa para os vegetarianos;
  • Possui grande quantidade de fibras alimentares: Ajuda a regular o trânsito intestinal, reduz o risco de desenvolver doenças do intestino, auxilia no controle da diabetes;
  • Tem baixo índice glicêmico: Isso significa que o trigo verde é digerido lentamente, fornecendo energia por mais tempo, o que evita os picos de glicose que fazem a pessoa sentir fome mais rápido e o corpo a armazenar gordura;
  • Regula a flora intestinal: O trigo verde é um alimento prebiótico, ou seja, estimula a proliferação das bactérias benéficas ao intestino e sistema digestivo;
  • Fonte de vitaminas e sais minerais: Vitamina C, B1, B2, A e E, além de cálcio, ferro, potássio, magnésio e zinco, são alguns dos nutrientes presentes no trigo verde.

Benefícios do Trigo Verde para Emagrecer

  • Rico em Fibras: aumenta a sensação de saciedade, favorece o funcionamento do intestino, ajuda a regular a absorção de açúcar e as taxas de glicose no sangue;
  • Baixo índice glicêmico: por ser digerido lentamente pelo organismo, prolonga a sensação de saciedade e previne os picos de açúcar que induzem o corpo a armazenar gordura;
  • Fonte de proteínas: As proteínas prolongam a sensação de saciedade, ajudando a controlar a fome.

Como Consumir Trigo Verde

O trigo verde pode ser consumido junto com saladas e sopas, podendo ainda substituir o arroz, a massa ou a batata da refeição. Também pode substituir o trigo integral nas receitas.

Uma forma de preparar o trigo verde é colocá-lo numa frigideira e cozinhá-lo na água com sal ou usando um pouco de óleo.

Como contém glúten, não pode ser consumido por pessoas com doença celíaca.