Unha Encravada

A unha encravada é a penetração da parte lateral da unha na pele. Normalmente aparece no , sendo causada principalmente pelo uso de sapatos apertados, corte inadequado da unha ou ainda pelo próprio formato da unha, provocando uma inflamação (por vezes com pus), dor e dificuldade em andar.

O tratamento da unha encravada inflamada pode ser feito por um podólogo, nos casos mais simples, ou por um médico, quando é necessário fazer uma pequena cirurgia para tratar o problema.

Tratamento da Unha Encravada

Clínico: O ideal é procurar um especialista para não piorar a situação. Tomar remédio apenas ameniza os sintomas mas não resolve o problema, pois é necessário retirar o pedaço de unha que está provocando a infecção.

O podólogo normalmente retira a pontinha lateral da unha e pode aplicar um laser para ajudar na cicatrização, fazendo a seguir um curativo. Em muitos casos também é colocada uma órtese, um dispositivo que irá corrigir a unha produzindo uma força contrária à sua curvatura.

Cirúrgico: Quando o tratamento clínico não resulta, faz-se uma cirurgia com anestesia local para remover a parte lateral da unha que está causando o problema.

Uma nova técnica, na qual o médico aplica um ácido que destrói a parte da unha que está encravada, pode ser usada em alternativa à cirurgia, sem necessidade de cortes ou pontos.

Como evitar Unha Encravada

É importante conhecer o formato da unha para que o corte acompanhe a sua forma e não deixar na lateral aquela pontinha de unha que geralmente é esquecida. Além disso, usar calçados confortáveis e evitar os sapatos apertados, como os de bico fino.